EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

BA: comunidade discute impactos de projeto de irrigação Baixio de Irecê

 

 

Audiência pública discutiu denúncia de que áreas adquiridas pela Codevasf para implantação do projeto resultam de grilagem

O Ministério Público Federal em Irecê (MPF/BA) realizou na última terça-feira, 20 de maio, no município de Xique-Xique, a 577km da capital, uma audiência pública com o objetivo de conhecer os impactos da implantação do projeto de irrigação “Baixio de Irecê” nas atividades das comunidades tradicionais que vivem no local. O evento teve forte presença das comunidades tradicionais, que relataram a insatisfação com o projeto.

Mediada pelo procurador da República Samir Cabus Nachef Júnior, a audiência discutiu denúncia de representantes das comunidades de que as áreas adquiridas pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), para implantação do projeto, resultam de um violento processo de grilagem sofrido nas décadas de 70 e 80. A denúncia deu origem ao inquérito civil público que apura o caso.

A procuradora da República Cristina Nascimento de Melo, representante do grupo de trabalho Quilombos, Povos e Comunidades Tradicionais da 6ª Câmara de Coordenação e Revisão da Procuradoria-Geral da República, disse que é importante dar voz às comunidades e ressaltou ser esta a primeira audiência pública promovida pelo MPF voltada à participação das comunidades de fundo de pasto. Este tipo de comunidade tradicional se caracteriza pela posse e uso comunitário da terra e dos seus recursos ao longo de décadas.

Na audiência, o representante da Codevasf, Wagner Zani Sena, gerente de Administração Fundiária, apresentou a organização e o Projeto de Irrigação Baixio de Irecê. Em seguida, representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xique-Xique e da Comissão Pastoral da Terra agradeceram ao MPF a oportunidade e apresentaram a pesquisa que deu origem à denúncia feita ao órgão.

As comunidades tradicionais lotaram o auditório da Câmara de Xique-Xique. Segundo os depoimentos, existe uma insatisfação geral com o projeto de irrigação, principalmente pelo fato de as comunidades estarem acostumadas a usar a área para criação de gado e não possuírem conhecimentos necessários em irrigação para se beneficiarem do projeto.

Também estiveram presentes na audiência, o assessor da presidência da Codevasf, Sérgio Antônio Coelho, os presidentes das Câmaras de Vereadores de Xique-Xique e Itaguaçu, representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itaguaçu, da Bahia Pesca, da Paróquia do Senhor do Bonfim de Xique-Xique e o Secretário de Meio Ambiente desse município.

Ao encerrar a audiência pública, os procuradores da República comprometeram-se a analisar as informações colhidas no encontro com as comunidades a fim de dar prosseguimento ao inquérito e reforçaram o canal de diálogo com elas. “As portas do MPF estão sempre abertas para as demandas da sociedade”, afirmaram.

Nesta quarta-feira, 21 de maio, os procuradores visitaram algumas áreas onde está sendo implantado o projeto, com o objetivo de conhecer e registrar a real situação das comunidades que vivem na localidade.

Fonte: Ministério Público Federal na Bahia

 

EcoDebate, 22/05/2014


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa