EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

As palavras da vida, artigo de Gilmar Passos

 

artigo

 

[EcoDebate] Quando se fala em vida, deve-se ter em consideração um emaranhado de coisas e sensações surpreendentes e infinitas. As mais belas e perfumadas flores dos jardins da primavera da existência não são suficientemente necessárias para trazer uma representação caricaturada da vida em toda a sua dimensão.

Segue endereçada a figura do alinhamento que envolve toda esfera conjuntural dos valores sinalizadores da existência da vida em todas as suas dimensões. Um sistema que garante que o interesse maior é a verdade absoluta que tanto o ser humano sonha e quer saber. Mas o dia a dia nos deixa cercados de surpresas que podem nos desanimar quando não sabemos reagir bem diante dessas façanhas.

O que é gratificante e entusiasma os seres pensantes é a certeza de tudo o que é substancial presente na expressiva, envolvente e totalidade daquilo que conhecemos por vida. Isto é atraente e mexe os neurônios ativando todo o sistema vital do ser humano, simplesmente porque abre caminho de esperança para fincar raízes a toda totalidade do mundo, nosso lar.

Na atualidade vivemos motivados ao sensacionalismo, a irrealidade, as fantasias e outras coisas mais que nos motivam ao comodismo e ao querer sentir-se bem de modo solitário e isolado. Todas essas coisas são desastres cruéis à humanidade e ao seu ambiente vital, no entanto, alguns seres humanos teimam em cultivá-las.

A nossa sobrevivência, ou melhor, a nossa vivência sadia depende e muito do modo como entendemos o sentido da vida. O entendimento reducionista tenderá a enfraquecer o ser humano, levando-o ao aprisionamento da banalidade, da violência física ou mental. Todavia, se o que entendemos por vida seja da maneira mais universal possível, certamente entraremos no caminho da felicidade e a divulgaremos com inteligência, com convicção.

Estamos refletindo de modo provocativo para incentivar e iniciar uma coerência do pensamento sobre o sentido da vida, tendo a certeza de que as palavras nos ajudam neste intento. Elas nos auxiliam representando de modo codificado a força existente no processo da mente reflexiva.

Que o caminho ou procedimento reflexivo seja parte da vida de cada ser humano é o que desejamos. Isto porque a situação atual do mundo e da convivência dos seres humanos nele é bastante pobre e conflituosa, fruto de uma falta de pensamento lógico, coerente.

Gilmar Passos. Escritor e teólogo. Membro da Academia Estanciana de Letras (AEL) e Padre na Paróquia Santa Rita de Cássia, em Boquim-SE.

 

EcoDebate, 14/05/2014


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa