EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Em Nova York, ONU discute desafios populacionais do planeta

 

7 bilhões
Em 2011, a população do planeta chegou a 7 bilhões. Em 2050, estima-se que será de 9,6 bilhões de pessoas. Foto: ONU/Rick Bajornas.

 

A Comissão das Nações Unidas sobre População e Desenvolvimento começou, nesta segunda-feira (7), um balanço dos avanços e desafios desde a histórica Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento (ICPD, na sigla em inglês), realizada na cidade de Cairo (Egito) em 1994. Durante uma semana, em Nova York, na sede da ONU, Países-membros avaliarão as medidas tomadas nos últimos 20 anos para implementar o plano de 1994, que estabeleceu que o aumento do acesso à saúde e educação e a proteção dos direitos humanos ajudaria a garantir um futuro melhor, levando a um crescimento populacional mais sustentável.

Na abertura, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon,  afirmou que o programa de ação da ICDP “tem contribuído para avanços significativos”. “Menos pessoas estão vivendo em extrema pobreza. A igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres estão ganhando terreno em todo o mundo. Mais pessoas estão vivendo mais, vidas mais saudáveis. Mais meninas estão na escola. Menos mulheres estão morrendo na gravidez e no parto. Há mais leis para proteger e defender os direitos humanos”, acrescentou, lembrando que ainda restam dezenas de desafios a serem enfrentados.

O documento de revisão da ICPD, publicado pela ONU em fevereiro, mostra que ainda há muito a ser feito. Enormes desigualdades na implementação dos direitos humanos, e no acesso a serviços essenciais, assim como novos desafios relacionados ao crescimento da população, a mudança das estruturas etárias, a rápida urbanização e migração estão entre os assuntos a serem discutidos no encontro da Comissão.

Desde 1994 , a população mundial cresceu de  5,7 para 7,2 bilhões de pessoas. Mas, apesar da diminuição no ritmo de crescimento demográfico, as projeções da ONU sugerem que a população mundial poderá atingir 9,6 bilhões em 2050, com a maior parte do aumento concentrado nos países mais pobres.

De acordo com um relatório preparado pelo secretário-geral para a Comissão, o estado atual da população do mundo é de diversidade sem precedentes e de mudança, que se reflete em novos padrões de envelhecimento, fecundidade, mortalidade, migração e urbanização.   Os idosos são o grupo etário que mais cresce no mundo: o número de pessoas com mais de 60 anos quase duplicou entre 1994 e 2014, e as pessoas mais velhas já superam as crianças menores de cinco anos. Acredita-es que em 2050 os idosos serão 21% da população mundial.

Fonte: ONU Brasil

EcoDebate, 10/04/2014


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa

One thought on “Em Nova York, ONU discute desafios populacionais do planeta

  • Bruno Versiani

    Bem, já acho um absurdo uma população de 7 bilhões (talvez, se todos esses 7 bilhões tivessem condições materiais dignas o mundo já estaria acabado por falta de recursos naturais). Continuo insistindo que a SUPER-POPULAÇÃO é o GRANDE PROBLEMA DO MILÊNIO.

Fechado para comentários.