EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

É preciso medir mais que o crescimento econômico para melhorar decisões sobre desenvolvimento

 

É preciso medir mais que o crescimento econômico para melhorar decisões sobre desenvolvimento, afirma um documento lançado por diversas agências das Nações Unidas. O estudo destaca que é preciso privilegiar a coerência das políticas mundiais, comércio justo, transferência de tecnologia, reforma financeira internacional e novos mecanismos de financiamento para fomentar a cooperação Sul-Sul e fortalecer os instrumentos de participação social.

Desenvolvimento Sustentável na América Latina e no Caribe: Seguimento da Agenda das Nações Unidas para o Desenvolvimento Pós-2015 e Rio+20” foi publicado para estimular os debates sobre a nova agenda para o desenvolvimento pós-2015 e apoiar as discussões da região e da comunidade global sobre as ações necessárias para obter um novo paradigma de mudança, concentrado no desenvolvimento sustentável, na igualdade e na mudança estrutural.

Desenvolvimento Sustentável na América Latina e no Caribe: Seguimento da Agenda das Nações Unidas para o Desenvolvimento Pós-2015 e Rio+20. Arte: ONU

 

Segundo o estudo, países da América Latina vivem momentos históricos, ostentando “progressos socioeconômicos, estabilidade política e liderança internacional” e compreendem que, para que o desenvolvimento sustentável possa ser atingido, é necessário uma mudança estrutural que priorize a igualdade e a sustentabilidade ambiental. Por isso, a região “aposta na construção de uma única agenda, universal, irreversível, de desenvolvimento sustentável e com igualdade”.

Apesar de a América Latina e o Caribe terem feito progressos significativos na redução da pobreza e da mortalidade infantil, dois dos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, o relatório aponta que a região precisa se esforçar mais para acabar com as desigualdades baseadas no gênero, etnia e território, melhorar a educação, os direitos trabalhistas, participação política informada e a integração na sociedade.

“A região deve crescer com menos heterogeneidade estrutural e mais desenvolvimento produtivo, e igualar potenciando capacidades humanas e mobilizando energias a partir do Estado. No horizonte estratégico do longo prazo, igualdade, crescimento econômico e sustentabilidade ambiental têm que caminhar juntos. Além disso, este horizonte estratégico somente será provável, pertinente, realizável, se for compartilhado pela sociedade civil”, afirma a publicação.

Para acessar o documento, clique aqui.

Fonte: ONU Brasil

EcoDebate, 14/02/2014


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa

One thought on “É preciso medir mais que o crescimento econômico para melhorar decisões sobre desenvolvimento

  • Valdeci Silva.

    DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NA AMÉRICA LATINA E NO CARIBE – ou em qualquer outra parte do planeta Terra – é pura ficção.

Fechado para comentários.