EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Estudo descarta impacto significativo de rotores eólicos no clima global

 

energia eólica

 

Os geradores eólicos podem modificar localmente a temperatura e as chuvas, mas o impacto das instalações na Europa não é significativo para o clima global, concluiu um estudo [Regional climate model simulations indicate limited climatic impacts by operational and planned European wind farms] realizado por cientistas franceses. Matéria da AFP, no UOL Notícias, com informações adicionais do EcoDebate.
http://noticias.uol.com.br/meio-ambiente/ultimas-noticias/redacao/2014/02/11/estudo-descarta-impacto-significativo-de-rotores-eolicos-no-clima.htm
Nos últimos anos, alguns estudos deixaram em evidência os possíveis efeitos das grandes instalações eólicas sobre a meteorologia, mas os resultados mais significativos não puderam ser quantificados, destacou a pesquisa divulgada nesta terça-feira na revista Nature Communications.

Alguns cientistas tinham sugerido que os geradores eólicos eram capazes de provocar um aumento das temperaturas e das chuvas devido à forma como misturam camadas de ar frio e quente. Isso gerou o temor de que as instalações eólicas provocassem mudanças a milhares de quilômetros de distância.

O estudo publicado na Nature indica que as simulações em escala regional não tiveram resultados conclusivos sobre o impacto dos rotores, que se mostrou insignificante.

Os cientistas, liderados pelo francês Robert Vautard, do Laboratório de Ciências do Clima e do Meio Ambiente, examinaram os efeitos potenciais das turbinas eólicas sobre o clima regional europeu em 2020, se os planos da União Europeia para limitar as mudanças climáticas forem totalmente implementados.

Conforme esses planos, as energias renováveis devem representar pelo menos 20% da matriz energética regional.

Em seus cálculos, os especialistas projetaram o impacto local no clima dos rotores eólicos existentes em 2012, inclusive os marinhos, para calcular os efeitos futuros.

Os especialistas concluíram que o impacto no clima seria “limitado” em 2020.

Em certas condições, as temperaturas poderiam aumentar ou diminuir 0,3º centígrado e as chuvas, variar até 5%.

“O impacto é menor do que a variabilidade natural interanual ou do que as mudanças esperadas com as emissões de gases de efeito estufa”, concluiu o estudo.

Regional climate model simulations indicate limited climatic impacts by operational and planned European wind farms
Nature Communications 5, Article number: 3196 doi:10.1038/ncomms4196
http://www.nature.com/ncomms/2014/140211/ncomms4196/full/ncomms4196.html
EcoDebate, 13/02/2014


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa

One thought on “Estudo descarta impacto significativo de rotores eólicos no clima global

  • Com toda a certeza, estas geringonças verdes não causam nenhum impacto no clima, seja negativo, seja positivo. Mas vão causar grande impacto na renda dos pobres e na fauna especialmente pássaros, aves de rapina e morcegos. Além é claro de expulsar as comunidades tradicionais e pequenos agricultores do campo. Ah, sim, vão transferir as riquezas dos paises em desenvolvimento para os tubarões e piratas de sempre. Mas o pessoal acha bonito, pois se acham “europeus”…

Fechado para comentários.