EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Paraguai: Estudo revela maior taxa de desmatamento do mundo na terra de uma tribo isolada

 

Empresas de pecuária querem desmatar a floresta dos Ayoreo isolados

Empresas de pecuária querem desmatar a floresta dos Ayoreo isolados
© GAT / Survival

Um novo estudo científico revelou que a floresta do Chaco no Paraguai – o derradeiro refúgio da tribo isolada Ayoreo – está sendo devastada pela maior taxa de desmatamento do mundo.

O estudo feito pela Universidade de Maryland constatou que ‘a floresta do Chaco no Paraguai (…) enfrenta um rápido desmatamento para o desenvolvimento de fazendas de gado. O resultado é a maior taxa de desmatamento do mundo.’

Estas imagens dramáticas feitas por satélite mostram a assombrosa extensão da destruição florestal no Chaco entre os anos 1990 e 2013 – e também mostram que a área reivindicada pela tribo Ayoreo é um dos últimos resquícios que restam da floresta.

Como muitos povos indígenas ao redor do mundo, os índios dependem da floresta para sua sobrevivência e eles estão protegendo-a há milhares de anos.

O Ministério do Meio Ambiente do Paraguai causou recente indignação ao conceder licenças às empresas brasileiras de pecuária Yaguarete Pora S.A. e Carlos Casado S.A. (uma subsidiária da empresa de construção espanhola Grupo San José) para desmatarem a floresta dos Ayoreo, ainda que a área esteja localizada dentro de uma reserva de biosfera da UNESCO.

Os isolados Ayoreo são forçados a viver em fuga das escavadeiras que estão constantemente derrubando sua floresta. Qualquer contato com os pecuaristas poderia matar os índios, pois eles não têm imunidade a doenças trazidas por estranhos.

Em um apelo urgente ao Relator Especial da ONU para os povos indígenas, a organização Ayoreo OPIT disse: ’(Para os Ayoreo e seus parentes isolados), proteger a floresta e seus territórios constitui a própria vida.

‘Os projetos pecuaristas das empresas Yaguarete e Carlos Casado na terra ancestral dos Ayoreo-Totobiegosode destruiriam e devastariam sua floresta com todos os seus recursos naturais.’

Stephen Corry, diretor da Survival International, disse hoje, ‘Por quanto tempo mais o Paraguai irá ostentar duas reservas de biosfera da UNESCO? Com a maior taxa mundial de desmatamento, o Chaco não vai durar para sempre: com ele, a única tribo isolada do país também será destruída. O governo deve impedir que os pecuaristas brasileiros destruam a herança de seu povo, antes que seja tarde demais para o Chaco e para os Ayoreo.’

Informe da Survival International, publicado pelo EcoDebate, 24/01/2014


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa

3 thoughts on “Paraguai: Estudo revela maior taxa de desmatamento do mundo na terra de uma tribo isolada

  • A insensibilidade e a irracionalidade do homem por conta dos seus interesses econômicos destrói o meio onde ele próprio depende para a sua sobrevivência. Mas a crítica não deve ser direcionada apenas ao míope Governo Paraguaio.

  • carlos dionei marino

    Este ATO é uma VERGONHA INTERNACIONAL, pois estamos causando 03 MALES;

    Um para o MEIO AMBIENTE , que está dando RESPOSTAS , com DESASTRES ECOLOGICOS, enchentes , catastrofes, SECA , FURACOES, etc

    O segundo, para o MUNDO INTEIRO, Aquecimento Global e Efeito Estufa;

    O Terçeiro para os INDIOS e suas familias, desalojando , causando Exclusão Social dos indigenas, onde será que serão coloca-los?

  • É favor informar se já existe algum abaixo assinado ou qualquer outra forma além da divulgação de se fazer algo de concreto a este desrespeito.

Fechado para comentários.