EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Coca-Cola é implicada em conflito territorial indígena no Brasil

 

O chefe da comunidade guarani de Jata Yvary, no Mato Grosso do Sul, lançou um apelo para tentar recuperar as terras ancestrais de seu povo.

O chefe da comunidade guarani de Jata Yvary, no Mato Grosso do Sul, lançou um apelo para tentar recuperar as terras ancestrais de seu povo. Foto:Sarah Shenker/Survival

 

Os índios guarani do Brasil fizeram um apelo para que a empresa Coca-Cola pare de comprar açúcar do gigante americano do setor agroalimentar Bunge, implicado em um conflito territorial, segundo um comunicado divulgado nesta segunda-feira, 16 de dezembro de 2013, pela ong Survival International.

A Survival International indica no texto que um recente relatório da organização internacional Oxfam revelou que a Coca-Cola compra açúcar da Bunge, que por sua vez compra cana de açúcar produzida em terras indígenas espoliadas.

“Coca-Cola tem que parar de comprar açúcar da Bunge. Enquanto essas companhias prosperam, nós sofremos com a fome, a miséria e os assassinatos”, disse um porta-voz dos índios guarani.

De acordo com o comunicado da Survival International, os 370 integrantes da comunidade de Jata Yvary, no estado do Mato Grosso do Sul, perderam a posse de suas terras ancestrais, ocupadas por plantações de cana de açúcar. Atualmente eles vivem em uma pequena parcela de terra cercada por canaviais para produção de biocombustível.

A ong denuncia que os guaranis sofrem de problemas de saúde causados pela pulverização de pesticidas sobre as plantações e perderam as florestas das quais dependiam para sua sobrevivência.

A Coca-Cola se comprometeu recentemente a aplicar a política da Oxfam de “tolerância zero” em relação à espoliação de terras, e a “reconhecer e proteger o direito das comunidades e dos povos tradicionais ao acesso à terra e aos recursos naturais”.

“Se o compromisso da Coca-Cola é para ser levado a sério, a companhia deve parar de comprar açúcar da Bunge. Enquanto continuar, seu compromisso contra a espoliação de terras não terá nenhum significado”, disse Stephen Corry, diretor da ong Survival International.

Matéria na RFI, reproduzida pelo EcoDebate, 19/12/2013


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa