EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Mais da metade das mortes em desastres naturais nas Américas são registradas em pequenas ocorrências

 

União dos Palmares (AL) após enchente em 2010. Foto: Antônio Cruz/Abr

União dos Palmares (AL) após enchente em 2010. Foto: Antônio Cruz/Abr

Desastres não relatados nas Américas ao longo das últimas duas décadas são responsáveis pela maior parte das perdas econômicas e por mais da metade de todas as mortes relacionadas a desastres. Os dados são da Estratégia Internacional das Nações Unidas para a Redução de Desastres (UNISDR).

Uma análise de dados sobre 22 anos em 16 países da América Latina e do Caribe revela que desastres menores, locais e recorrentes, que raramente viram notícia, são responsáveis por 90% do total de pessoas afetadas por desastres e são responsáveis também por 90% da destruição ou danos de casas.

“Esta é uma evidência irrevogável sobre o impacto cumulativo desses desastres que são pequenos, ocorrem localmente e são, com frequência, ‘invisíveis’”, disse o chefe da UNISDR para as Américas, Ricardo Mena.

O diretor pediu que os países montem bancos de dados tanto sobre danos causados por esses desastres, como os de escalas maiores, que chegam aos noticiários.

O relatório ressalta a importância de abordar vários fatores de risco subjacentes, incluindo o rápido crescimento de populações urbanas que estão altamente expostas às catástrofes naturais e a falta de consideração do risco de desastre no planejamento do desenvolvimento.

O documento é baseado em 83 mil registros históricos de 10 mil municípios entre 1990 e 2011 e a análise abrange quatro categorias: vidas perdidas, pessoas afetadas, casas destruídas e casas danificadas. O estudo foi produzido em parceria com a ‘Suroccidente Seismological Observatory Corporation’, uma organização não governamental colombiana para ciências da terra e prevenção de desastres.

Informe da ONU Brasil, publicado pelo EcoDebate, 03/12/2013


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa