COP19: ONGs de meio ambiente abandonam Conferência do Clima em Varsóvia

 

A conferência de Varsóvia sobre o clima terminará nesta sexta-feira

A conferência de Varsóvia sobre o clima terminará nesta sexta-feira

As grandes organizações não governamentais de defesa do meio ambiente, como Greenpeace, Oxfam e WWF, abandonaram nesta quinta-feira, 21 de novembro de 2013, a 19ª Conferência do Clima da ONU – COP 19, que acontece em Varsóvia, na Polônia. Diante da falta de avanços, elas alegam que as negociações, que terminam amanhã, “não vão dar em nada”.

A decisão das ONGs, anunciada em comunicado, é sem precedentes na história das negociações climáticas comandadas pela ONU. O texto diz que “as organizações e os movimentos que representam a sociedade civil nos quatro cantos do planeta decidiram parar de perder tempo e se retiraram das discussões em Varsóvia”.

As ONGs consideram que a Conferência na Polônia deveria ser uma etapa importante na transição para um futuro sustentável, mas nenhum avanço foi registrado. O encontro deve terminar nesta sexta-feira, após duas semanas de negociações destinadas a definir as bases para o acordo sobre as reduções das emissões de gases que provocam o efeito estufa em 2015, na conferência em Paris.

O diretor internacional do Greenpeace, Kumi Naidoo, denuncia que os governos estão “cuspindo na cara dos países que sofrem com as mudanças climáticas”. Ele faz referência à falta de progressos na definição da ajuda financeira prometida pelos países industrializados aos países em desenvolvimento já afetados pelo aquecimento global.

As ONGs acusam a Polônia de ter transformado a conferência em “uma vitrine para a indústria poluidora”. Elas garantem que acreditam no processo visando compromissos capazes de lutar contra as mudanças climáticas, mas que “Varsóvia não está à altura desse desafio”.

Negociações

A Conferência de Varsóvia começou no dia 11 de novembro com a participação de diplomatas de mais de 190 países e desde o início a determinação das responsabilidades dos países desenvolvidos e em desenvolvimento no aquecimento global era um entrave para um acordo. Nesta semana, os ministros dos países participantes entraram nas negociações que permanecem bloqueadas.

Matéria da RFI, reproduzida pelo EcoDebate, 22/11/2013


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa

Top