EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Dilma determina que Itamaraty intervenha pela bióloga Ana Paula Maciel, detida na Rússia

 

Ana Paula Maciel (em foto cedida pelo Greenpeace)
Ana Paula Maciel (em foto cedida pelo Greenpeace) foi detida durante protesto no Ártico

 

A presidente Dilma Rousseff diz ter determinado ao Itamaraty que interceda junto ao governo da Rússia “para encontrar uma solução” para o caso da bióloga gaúcha Ana Paula Maciel, detida junto com um grupo de ativistas do Greenpeace em 24 de setembro e acusada de pirataria pelas autoridades russas.

Em mensagem no Twitter nesta quinta-feira, Dilma afirma que solicitou “ao ministro (de Relações Exteriores Luiz Alberto) Figueiredo contato de alto nível com o governo russo para encontrar solução para Ana Paula” e pediu que o Itamaraty dê “toda a a assistência à brasileira”.

A brasileira e outros 29 ativistas estão em um centro de detenção na cidade de Murmansk desde que seu barco foi interceptado pelas autoridades russas durante um protesto em uma plataforma petroleira no Ártico.

O Itamaraty informou à BBC Brasil que uma agente consular da embaixada brasileira esteve com Ana Paula na quarta-feira e está acompanhando o agendamento de uma audiência, possivelmente na semana que vem, em que será solicitado que Ana Paula aguarde em liberdade as investigações russas sobre o episódio.

Outros países também têm intercedido pelos ativistas (que são de 18 nacionalidades). A Holanda exigiu a libertação imediata dos prisioneiros e do navio Arctic Sunrise, que é de bandeira holandesa.

A Chancelaria do Reino Unido também discutiu o caso dos seis britânicos detidos com o embaixador russo no país.
‘Drogas no navio’

Na quarta-feira, investigadores russos alegaram terem encontrado “drogas” – aparentemente, palha de papoula e morfina – no navio do Greenpeace.

Em comunicado, a ONG disse que a acusação é uma “calúnia e uma invenção”.

“Só podemos deduzir que as autoridades russas estão se referindo aos suprimentos médicos que nossos navios são obrigados a levar, sob a lei marítima”, disse a ONG.

“Há uma rígida norma contra (a posse) de drogas recreacionais em navios do Greenpeace, e deve ser vista com grande desconfiança qualquer acusação de que foram encontrados suprimentos que não sejam médicos”, prossegue o comunicado.

Também na quarta-feira, a ONG informou que a mãe de Ana Paula, Rosângela Maciel, enviou uma carta para Dilma pedindo que a presidente peça a libertação de sua filha ao presidente russo, Vladimir Putin.

O pedido foi reiterado em artigo escrito por Kumi Naidoo, diretor-executivo do Greenpeace, em artigo ao jornal Folha de S. Paulo.

Matéria da BBC Brasil, reproduzida pelo EcoDebate, 11/10/2013


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa

2 thoughts on “Dilma determina que Itamaraty intervenha pela bióloga Ana Paula Maciel, detida na Rússia

  • Antonio Francisco Mensch

    Muito interessante, alguns agitadores Mundiais acham que nos outros países é que nem a terra de “Tupiniquins” onde fazem quebra-quebra e os políticos vem pedir para a policia amolecer, se enganaram feio. Aqui a Lei é só para favorecer os errados, lá fora a coisa é outra. Tenho vergonha de uma que se diz gaúcha sair daqui para fazer agitação em outro continente. Agora assuma seus atos, quem mandou agitar fora? Acho que a Prizidenta não está com essa bolinha toda.

  • Governo brasileiro como sempre atrasado em questões de soberania e direitos humanos, mas enfim, antes tarde do que nunca. Vergonhosamente teve de esperar o posicionamento de outros governos de países mais afeito aos direitos de seus cidadãos, e a carta de uma mãe desesperada, para ver o que ia fazer.

Fechado para comentários.