EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Metade da população global pode sofrer escassez de água até 2030, diz Ban Ki-moon

 

Metade da população global pode sofrer escassez de água até 2030, diz Ban Ki-moon

Secretário-Geral disse que a água é a chave para o desenvolvimento sustentável; chefe da ONU afirmou que ela é necessária para saúde, segurança alimentar e progresso econômico; declaração foi feita na abertura da Conferência da Água, na Hungria.

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, alertou que a escassez de água pode atingir quase metade da população global até 2030. Segundo ele, a água é a chave para o desenvolvimento sustentável.

A declaração foi feita esta terça-feira na abertura da Conferência da Água, que esta sendo realizada em Budapeste, capital da Hungria.

Segurança e Progresso

Ban explicou que o mundo precisa do bem natural para a saúde, para a segurança alimentar e para o progresso econômico.

O chefe da ONU disse que a demanda pode superar em 40% as reservas de água e que as autoridades precisam combater o uso insustentável do produto.

Metas Pós-2015

A relatora das Nações Unidas para o Direito à Água e ao Saneamento, Catarina de Albuquerque, que também participa do evento, afirmou que é importante incluir os dois assuntos nas metas de desenvolvimento sustentável que estão sendo debatidas atualmente.

Em entrevista à Rádio ONU, de Budapeste, a relatora falou sobre a mensagem que leva à Conferência.

“Vou falar sobre a importância de haver um objetivo em matéria da água, saneamento e higiene. E depois vou falar sobre a questão da inclusão do respeito aos direitos humanos, da importância de haver indicadores que meçam a sustentabilidade das ações e também, obviamente como já disse, a questão da diminuição das desigualdades.”

Desperdício

O Secretário-Geral da ONU disse que a água é desperdiçada e mal utilizada por todos os setores em todos os países. Por isso, pediu cooperação geral para soluções sustentáveis.

Ban afirmou que é necessário um esforço conjunto para garantir uma fatia justa para as pessoas e para os ecossistemas.

Ele falou sobre a importância da cooperação em três setores: agricultura, mudança climática e saneamento.

Agricultura

Ban explicou que a agricultura é a maior consumidora de água e há necessidade de melhorar as tecnologias de irrigação. Isso significa, para o chefe da ONU, colheitas mais resistentes ao clima e que necessitem de menos água.

Ele declarou que a mudança climática pode causar a diminuição da oferta de água na maior parte do mundo.

Para Ban, todos devem garantir que a água continue sendo um bem natural catalisador para a cooperação e não de conflito entre as comunidades e países.

Saneamento

O Secretário-Geral disse ainda que o saneamento representa uma parte importante dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Segundo ele, 2,5 bilhões de pessoas não têm acesso a um banheiro no mundo. A diarreia é a segunda maior causa de mortes de crianças menores de cinco anos, perdendo apenas para a pneumonia.

Ban disse que as sociedades não podem prosperar sem água limpa e em quantidade suficiente para todos. Da mesma forma, o chefe da ONU afirmou que os povos não podem prosperar sem um serviço de saneamento adequado.

EcoDebate, 10/10/2013


Água, água, escassez de água, água e saneamento, saneamento, falta de saneamento, falta de saneamento afeta a água
[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa