EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Entidades beneficentes do Noroeste de MT recebem alimentos derivados de castanha-do-Brasil

 

Entidades beneficentes do Noroeste de MT recebem alimentos derivados de castanha-do-Brasil

A partir de uma parceria entre a Associação de Mulheres Cantinho da Amazônia (AMCA) e a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), entidades beneficentes e comunidades indígenas de sete municípios da região Noroeste de Mato Grosso, passam a receber produtos a base de castanha do Brasil. A parceria foi firmada no âmbito do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) – Doação Simultânea e prevê a distribuição de mais de 50 toneladas de alimentos em forma de macarrão e biscoitos de castanha.
A AMCA nasceu no assentamento Vale do Amanhecer, em Juruena (MT), produzindo basicamente biscoitos de castanha e tem atualmente mais de 124 associadas e diversos produtos. As mulheres estão em permanente capacitação, participam de feiras e exposições pelo país e já receberam até um prêmio nacional de reconhecimento pela iniciativa. Pelo PAA, a Conab compra a produção das associadas da AMCA para entregar os alimentos para pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional, atendidas por programas sociais locais.
No total, serão atendidas mais de 38 mil pessoas dos municípios de Aripuanã, Brasnorte, Colniza, Cotriguaçu, Castanheira, Juruena e Juína, dos quais 5 mil são indígenas. Lucinéia Machado, técnica do projeto Poço de Carbono Juruena, que apóia a AMCA nesta iniciativa, explica que a prioridade deste projeto é atender entidades como hospitais, pastorais, casas do idoso e Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs). “Além dessas entidades, nós também vamos entregar alimentos para onze etnias indígenas, dentre as quais, quatro já  fornecem a matéria-prima para a associação”, explica.
Para atender as comunidades da região, Lucinéia ressalta o apoio da Fundação Nacional do Índio (Funai). “Fazer os produtos a base de castanha chegar às aldeias, é mais que uma doação, é um reconhecimento aos povos que mantém a floresta em pé a partir do extrativismo sustentável”, reconhece.
Leonilda Grassi, presidente da AMCA e moradora do assentamento Vale do Amanhecer, afirma estar feliz com o resultados da associação e deste novo projeto com a Conab. “Nós estamos contentes, pois é um trabalho que começamos há alguns anos e que está aumentando cada vez mais”, anima-se. Para ela, mais do que uma fonte de renda para o assentamento, é uma forma de valorização do trabalho da mulher e de que é possível viver dignamente em assentamentos. “Com o nosso trabalho feito no assentamento com a castanha que vem da floresta nós mostramos que não precisamos sair do assentamento e nem derrubar a nossa reserva legal para vivermos bem”, finaliza.
Apoio do Projeto Poço de Carbono Juruena
A AMCA é uma das entidades que recebe apoio do projeto Poço de Carbono Juruena, desenvolvido pela Associação de Desenvolvimento Rural de Juruena (Aderjur), patrocinado pela Petrobras por meio o Programa Petrobras Ambiental. Juntamente com a Cooperativa de Agricultores do Assentamento Vale do Amanhecer (Coopavam), a associação recebe assessoramento do projeto para elaboração e gestão de projetos, capacitações e busca de novos mercados e parceiros.
Para garantir a sustentabilidade, os técnicos do projeto ajudam a viabilizar projetos com instituições como a CONAB, através dos quais, mais de 38 mil pessoas passaram a receber derivados de castanha do Brasil, como farinha, biscoitos, macarrão, azeite e doce da amêndoa. Além disso, empresas como a Natura Cosméticos e Jasmine Alimentos Orgânicos também fazem parte desta iniciativa. O objetivo final deste trabalho é garantir a conservação da floresta, através da valorização de produtos florestais não madeireiros e do uso múltiplo dessas áreas.
O Poço de Carbono Juruena teve início em janeiro de 2010 e, além de envolver mais de 290 famílias de Juruena, no Noroeste de Mato Grosso, tem a meta de plantar um milhão e quinhentas mil mudas de espécies frutíferas e florestais nativas da Amazônia em sistemas agroflorestais. A adesão dos agricultores ao projeto é espontânea e vem aumentando com os resultados obtidos pelas famílias que já participam. Além das mudas, os agricultores recebem orientação técnica, capacitações, irrigação, diversos insumos e participam nos intercâmbios em outras experiências consolidadas na região. Outro importante trabalho relacionado à redução de emissões de carbono vem sendo realizado pelo projeto através do uso de uma serraria portátil, que aproveita a madeira morta das roças e pastagens para a construção de benfeitorias nas propriedades.

Informe enviado por Paulo César Nunes, do Projeto Poço de Carbono Juruena, para o EcoDebate, 01/10/2013


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa