EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

Será? Brasil: país da pizza, banana e da Copa do Mundo! artigo de Patrícia Aparecida Pereira Souza de Almeida

 

embargos

Charge por Amarildo, para A Gazeta cedido ao Humor Político

[EcoDebate] Hoje, o país acordou de luto! Mais uma vez, vimos nossas esperanças por justiça serem postergadas. Muito se falou a respeito do voto do Ministro Celso de Melo ao aceitar os embargos infringentes. Contudo, ele não fez nada a mais ou a menos do que justificar seu voto dentro do estado democrático de direito, ou seja, dentro do que a nossa legislação permite.

De acordo com suas palavras: O dever de proteção das liberdades fundamentais dos réus, de qualquer réu, representa encargo constitucional de que este Supremo não pode demitir-se, mesmo que o clamor popular se manifeste contrariamente, sob pena de frustração de conquistas históricas… O processo penal traduz instrumento garantidor de que a reação do Estado à prática criminosa jamais poderá constituir reação instintiva, arbitrária, injusta ou irracional”, afirmou o mais antigo ministro da casa. (Estado de São Paulo, 18/09/2013)

Dito isso, vejo que o problema recai não no direito de proteção das liberdades fundamentais dos réus, mas justamente sobre quem serão os beneficiados de tal gozo. Nada mais e nada menos do que as peças-chave do esquema de mensalão – “os cabeças e grande operacionalizadores do processo de corrupção”.

Diante dos fatos, outra questão vem à tona: a dos 5 votos anteriores a favor de novo julgamento. Não deveria ter sido o caso de unanimidade?

O que faz com que Juízes do Supremo, tão imparciais ao clamor público, possam de outra forma discordar tão veementemente em seus discursos de justificativas de forma que 5 votem a favor e 5 votem contra?

Ora, diante desse impasse, dos resultados de 5 X 5, não havia outra opção ao Ministro Celso de Melo, senão dar uma aula de direito antes de se fazer valer a justiça. Toda vez que uma votação for apertada, a mesma dará aos réus o benefício da dúvida e, por isso, a aceitação dos embargos infringentes.

Nosso desagravo se torna ainda maior, pois o estado democrático de direito ainda permite que ao esperarmos por um novo julgamento – provavelmente, para 2014 – o mesmo abrirá a oportunidade para que 12 dos 25 réus tenham direito de cumprir penas menores ou até se livrar das punições por formação de quadrilha e lavagem de dinheiro. Pior: caso não consigam ser absolvidos, os condenados podem ainda se beneficiar da prescrição de crimes. (Brito, Gallucci e Macedo, 19/09/2013).

Isto também não seria novidade, ao considerarmos que, a favor dos réus também pesa que os votos duros pela condenação aposentaram-se desde o encerramento do julgamento do ano passado. E, quanto ao futuro, não se pode dizer que a expertise dos advogados de defesa, valendo-se de todos os embargos possíveis, não possa também, no futuro julgamento, contar com a simpatia dos novos integrantes do Supremo, após novas teses trazidas pela defesa com os novos recursos.

Ora senhores, depois de tudo isso… Para nós, reles cidadãos, ficam a impressão que esse estado democrático de direito é de direito de poucos, onde para os crimes do colarinho branco tudo é possível… Para o povo brasileiro, com clamor ou sem clamor, só nos resta a banana. E, aos estrangeiros, a Copa do Mundo. Brasil: país do futebol, das mulatas e do samba.

Referências:

Recursos podem reduzir penas e levar à prescrição. Advogados comemoram resultado que dará chance de nova avaliação de parte dos crimes. Ricardo Brito, Mariângela Gallucci e Fausto Macedo / BRASÍLIA – O Estado de S.Paulo, 19/09/2013. Acesso: < http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,recursos-podem-reduzir-penas-e-levar-a-prescricao,1076339,0.htm>.

Condenados do mensalão terão direito a novo julgamento. Voto do ministro Celso de Mello desempatou discussão do Supremo sobre aceitação dos embargos infringentes, que permitirão nova chance de defesa para 12 dos 25 condenados. Erich Decat e Ricardo Brito – Agência Estado, 18/09/2013. Acesso: http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,condenados-do-mensalao-terao-direito-a-novo-julgamento,1076153,0.htm

Supremo decide por novo julgamento, que só deve começar no ano que vem. Ministro Celso de Mello aceita embargos infringentes e Corte sorteia Luiz Fux como relator da nova fase, que analisará crimes de 12 dos 25 condenados; prazos regimentais empurram encerramento do processo para perto da eleição presidencial. O Estado de São Paulo, 18/09/2013. Acesso: http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,supremo-decide-por-novo-julgamento-que-so-deve-comecar-no-ano-que-vem,1076257,0.htm.

Patrícia Aparecida Pereira Souza de Almeida. Bióloga, mestra em Hidráulica e Saneamento, doutora em Ciências da Engenharia Ambiental e professora-tutora da FGV Online.

 

EcoDebate, 20/09/2013


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa

7 thoughts on “Será? Brasil: país da pizza, banana e da Copa do Mundo! artigo de Patrícia Aparecida Pereira Souza de Almeida

  • Dan Moche Schneider

    Prezada Patrícia,

    Pelo visto você julgou e condenou os réus, provavelmente baseada na dita opinião pública que nada mais é do que a opinião publicada da plutocracia brasileira.

    Me responda com sinceridade, se fosse alguém da sua família, negaria o direito a um segundo julgamento, notadamente esse, onde abundam contra provas e sobram sinais de linchamento midiático?

  • marcelo p souza

    Moral da história: Ética é o que fazemos quando todo mundo está vendo. Carater e moral é o que exercemos quando ninguém vê. O STF está demonstrando que alguns dos seus membros não tem nem um, nem outro.As leis no Brasil, são feitas pra beneficiar quem pode pagar bons advogados. A bandidagem é institucionalizada formando uma grande corrente, cujo primeiro elo é o bandidinho da facção criminosa e o último,a maioria dos brasileiros está conhecendo agora.

  • Patrícia Aparecida Pereira Souza de Almeida

    Caro leitor!
    Se fosse alguém da minha família… Eu sinto muito, mas eu sentiria muita vergonha!!!

  • A Patricia está utilizando como fonte apenas um jornal de extrema direita que é o Estadão. Existem outras opiniões, inclusive do jurista Dalmo Dalari, que ela poderia ter consultado na sua analise.
    Como o apresentado pelo Correio Brasiliense
    Dallari: AP 470 foi tratada “como um espetáculo mais do que um caso jurídico” 14/9/2013 15:10
    Ou o texto do mesmo jornal no endereço abaixo:
    http://correiodobrasil.com.br/noticias/politica/ultradireita-usa-de-todos-os-meios-para-pressionar-ministro-celso-de-mello/644683/
    Em tempo: o chamado mensalão não é o maior esquema de corrupção do Brasil, quem fala isso é por não conhecer o esquema do Metro e CPTM em SP, (mostrado com isenção pela revista Isto É e Carta Capital), o qual a imprensa enganadora não dá o mesmo destaque. Por que será ?

  • Marcos Roberto

    Também sugiro para leitura, a Carta Capital desta semana.

  • jAIRO JOSÉ MOREIRA

    Parabens Patricia pelo artigo.Relembrando os anos 60 quando o presidente da falou ” O que falta para o Brasil são homens sérios” Charles Degoulle.
    Sou da área ambiental e vejo a vergonha de do Belo Monstro que vem se rrastando as custas das falcatruas.

  • jAIRO JOSÉ MOREIRA

    E´pura verdade

Fechado para comentários.