Encontro sobre Preservação do Bioma Cerrado Regional, no Jardim Botânico de Jundiaí, SP

 

Cerrado

 

ENCONTRO SOBRE PRESERVAÇÃO DO BIOMA CERRADO REGIONAL

11 de setembro de 2013

Em comemoração ao Dia Nacional do Cerrado, no dia 11 de setembro de 2013, o Jardim Botânico de Jundiaí em parceria com o Centro de Engenharia e Automação do IAC e a Associação Mata Ciliar promovem ENCONTRO SOBRE PRESERVAÇÃO DO BIOMA CERRADO REGIONAL.

O evento tem como objetivo discutir a importância, implicações e necessidades da preservação dos remanescentes do cerrado a nível regional. Essa vegetação histórica, dando nome para cidades como Campo Limpo Paulista, Jarinu, entre outras é composta de uma flora muito rica em espécies diferentes e típicas, foi a primeira a ser destruída, tanto pela facilidade de construção no terreno por ausência de grandes árvores. Em 2009 a  Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo aprovou a Lei de Proteção ao Cerrado, a primeira criada por uma unidade da federação para este tipo de bioma.

O programa do evento contempla apresentações temáticas e dinâmicas de grupos tratando das questões relacionadas com estratégia de proteção, preservação e conservação de espécies da flora e da fauna nos remanescentes florestais..

As atividades deverão ser realizadas no auditório da Unidade de Desenvolvimento Ambiental – UNIDAM – Jardim Botânico de Jundiaí, Rua Ernesto Gonçalves Rosa Júnior – Horto Florestal – Jundiaí – SP. O evento é gratuito e terá inicio as 8:00 horas e o termino por volta das 17:00 horas.

O evento vem consolidar as ações do Jardim Botânico e entidades parceiras da região para valorizar e preservar a biodiversidade do cerrado na região. Maiores informações poderão ser obtidas pelo telefone 4582242468 ou 45831012

ENCONTRO SOBRE PRESERVAÇÃO DO BIOMA CERRADO REGIONAL

Data: 11 de setembro de 2013 – Horário: 8:00 as 17:00 horas

Local: UNIDAM – Jardim Botânico de Jundiaí .

Rua Ernesto Gonçalves Rosa Júnior – Horto Florestal – Jundiaí – SP

Informações e inscrição: 45822468 ou 45831012

Público: profissionais das ciências ambientais, administradores e gerentes de empresas, engenheiros, biólogos, professores, estudante e demais profissionais interessados.

Objetivos: discutir as implicações e necessidades da preservação do cerrado regional

PROGRAMAÇÃO:

8h00 – Recepção e inscrições

8h30 – Abertura e boas vindas

Eng. Agrônomo Renato Steck – Jardim Botânico de Jundiaí.

8h45 – Cerrado, um bioma regional

Eng. Agrônomo Afonso Peche Filho – CEA – IAC.

9h45 – Coffee break

10h00 – Importância do Jardim Botânico de Jundiaí na Conservação do Cerrado.

Eng. Florestal Thiago Pinto Pires – Jardim Botânico de Jundiaí

11h00 – Ações para conservação da Fauna do Cerrado na região.

Eng. Agrônomo Jorge Belix de Campos – CATI – Reg. Bragança Ptª

12h:00 hs – Almoço.

13h00 – Mesa Redonda – Ações para proteção e recuperação do bioma cerrado

Eng. Agrônomo José Eduardo de Arruda Bertoni – CEC – IAC

Eng. Agrônomo Renato Ferraz de Arruda Veiga – CRG – IAC

14h:45 – Coffee break

15h:00 – Oficina no campo: Analise de paisagem do cerrado local

15h:40 – Dinâmica de grupos: Mobilização comunitária pelo cerrado regional

17h:00 – Encerramento

 

EcoDebate, 10/09/2013


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa

Top