EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

200 milhões em ação, artigo de Efraim Rodrigues

 

consumo no século xx

 

[EcoDebate] O IBGE publicou estudo mostrando que somos mais de 200 milhões de brasileiros. Nos anos 70 éramos 90 milhões em ação, dizia a velha música.

Tão importante quanto a quantidade é o modo de vida das pessoas. Nos anos 70, três em cada dez brasileiros viviam em cidades, hoje os mesmos 30% vivem na zona rural.

Moradores de cidades consomem mais recursos naturais em transportes, conservação de alimento, refrigeração, aquecimento e consumo em geral. O morador urbano consome quatro a oito vezes mais recursos que aqueles vivendo na zona rural e 15 a 30 vezes mais que sociedades primitivas.

A conclusão é que não só somos mais, como também consumimos mais.

Até a revolução industrial, éramos uns 300 milhões no planeta inteiro. Com este tico de gente, dava para ser bem destrutivo sem causar problemas. Dava para queimar floresta sem causar apagão no nordeste, dava para acabar com a floresta de cedros do Líbano para construir embarcações fenícias, enfim… Pintamos e bordamos. Nossos sete bilhões de amigos agora implicam cuidados maiores mas temos preferido fingir que ainda vivemos em um planeta vazio. Cuidados que deverão partir do Governo, de cada um e também dos mercados. Ninguém está fora disto. É desnecessário discutir responsabilidades. Aliás, ela é frequentemente uma estratégia para evitar a ação.

Mas o crescimento populacional brasileiro já não é mais o mesmo, e agora já se fala sobre um pico de população, talvez em 2043, após o qual a população brasileira irá diminuir. Menos gente é sempre uma boa notícia para o ambiente, mas é muito importante nos perguntarmos o que estas poucas pessoas estarão fazendo.

Pelas projeções, sabemos também que elas terão mais dinheiro. Neste momento, mais dinheiro significa mais consumo, carro maior, casa maior. É fácil saber quanto uma pessoa ganha pelo carro que dirige.

Os brasileiros estão enriquecendo (aliás, o planeta inteiro, excluindo a África). É natural que queiram seguir o exemplo dos que são mais ricos, mas que exemplo damos para as pessoas que estão ascendendo materialmente ?

Exclua o Papa e o Presidente do Uruguay e ficamos com “Consumo recursos naturais nas possibilidades dos meus recursos financeiros”. Não mude por altruísmo, mude por enfado. É enfadonho torrar a própria vida atrás de torrar a vida de outras espécies.

Efraim Rodrigues, Ph.D. (efraim@efraim.com.br), Colunista do Portal EcoDebate, é Doutor pela Universidade de Harvard, Professor Associado de Recursos Naturais da Universidade Estadual de Londrina, consultor do programa FODEPAL da FAO-ONU, autor dos livros Biologia da Conservação e Histórias Impublicáveis sobre trabalhos acadêmicos e seus autores. Também ajuda escolas do Vale do Paraíba-SP, Brasília-DF, Curitiba e Londrina-PR a transformar lixo de cozinha em adubo orgânico e a coletar água da chuva. É professor visitante da UFPR, PUC-PR, UNEB – Paulo Afonso e Duke – EUA. http://ambienteporinteiro-efraim.blogspot.com/

 

EcoDebate, 05/09/2013


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa