Brevíssima avaliação de quatro séculos de história política do Brasil, por Valdeci Pedro da Silva

 

Br

 

[EcoDebate] No último ano do século XV, ou um pouco antes, os europeus chegaram nestas terras, que hoje constituem a área territorial da República Federativa do Brasil.

Durante os séculos XVI, XVII e XVIII, acontecimentos políticos relevantes para o Brasil não aconteceram. Era somente exploração, catequese e morte de indígenas, e tráfico de negros para o trabalho escravo. Indígenas, negros e mestiços a serviço da exploração das riquezas daqui. Foram 300 anos de estagnação política.

O século XIX foi diferente de seus antecessores. Assistiu a quatro importantes acontecimentos políticos. Primeiro, a família real veio de Portugal para o Brasil, em 1808; depois, em 1822, foi declarada a independência do Brasil da Coroa Portuguesa. Em 1888, foi abolida a escravidão, e, em 1889, o Brasil é transformado em República.

O século XX chegou e findou, e, politicamente, nada aconteceu. Tivemos somente tentativas, que foram contidas.

Vivemos, agora, o século XXI, cuja primeira década já transcorreu, e sinais de fatos importantes ainda não há. Será que este XXI entrará na História deste país com a mesmas marcas de inutilidade dos séculos XVI, XVII, XVIII E XX, ou se assemelhará ao XIX?

Valdeci é Arquiteto e Urbanista.

 

EcoDebate, 21/08/2013


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa

Top