EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

Consciência libertadora, artigo de Gilmar Passos

 

Consciência libertadora

 

[EcoDebate] A humanidade encontra sua trajetória na história com situações norteadoras seguras e incertezas sobre o futuro na história. O seu destino segue sem que possamos parar, de um jeito ou de outro, bom ou ruim a história segue e não pede licença. A cada momento estamos numa nova história e isto nos torna aventureiros pelas novidades.

A aventura na história para ser autêntica requer liberdade profunda. Essa liberdade quando é manipulada causa uma série de distorções cruéis para as pessoas e para a sociedade. A busca de liberdade precisa ser livre do contrário será manipulada. Infelizmente muitas lutas pela liberdade da atualidade ainda não conseguiram se liberta da manipulação de interesses de grandes sistemas capitalistas.

Muitas pessoas se entristecem quando percebem que estão sendo voluntárias de modo livre e espontâneo enquanto outros que estão fazendo o mesmo serviço lucram economicamente com isso. Quantos trabalhos voluntários são propagandas pessoais ou de empresas? Quantas empresas promovem “doações” com o intuito de financiar seus produtos ou suas ideias mortíferas?

Essas e outras coisas semelhantes têm irritado pessoas sérias e tem distorcido o sentido de doação livre e espontânea. Pessoas comprometidas com o bem comum, com educação de qualidade e se doam sem querer lucrar, e com essa distorção se entristecem. Isso é escândalo cruel ao desenvolvimento da humanidade.

Algumas lutas políticas e religiosas da sociedade precisam se libertar das alianças feitas aos sistemas camaleões. Estes são sistemas empresariais querem estar apenas nas propagandas como defensores da vida, enquanto agem poluindo e matando ambientes humanos sociais e ecológicos. Os sistemas camaleões desajustam todo o mundo em sua profundidade.

A nossa sociedade tem sofrido desajustes históricos que fragilizaram as pessoas como um todo. A fragilidade incentivou a fragmentação, passamos a viver numa sociedade fragmentada. O fortalecimento da sociedade fragmentada tem criado fragmentação nas pessoas, desse modo as pessoas nascem e crescem fragmentadas, com personalidades desajustadas e são elas mesmas quem vão educar as gerações presentes para criarem o futuro de suas vidas e do mundo.

O desajuste social também é um desajuste pessoal. Esse desajuste incentiva a ambição e a prepotência em vista do lucro econômico ganancioso. Infelizmente a aliança entre grupos camaleões, tanto político social quanto econômico empresarial usa o disfarce de estarem lutando pela promoção da dignidade humana e assim conseguem atrair um grande número de pessoas que não aprenderam a usar a reflexão livre.

As pretensões desses grupos ficam claras quando se faz uma análise crítica do que está por trás da imagem que eles passam. Pois a imagem apresentada é tecida por um rótulo falso de cuidado e preocupação com o ser humano. A linguagem é revestida de um aparato falso de ideais natos que o ser humano naturalmente aspira, estes ideais são de liberdade, de direito, de decisão e de escolhas.

Quem não se encanta com a linguagem modernizada de liberdade, depois de tantos sofrimentos na história da humanidade? Quem não se sente atraído por um grupo organizado que levanta a bandeira dizendo que está buscando os direitos das pessoas? Quem não se sente atraído por um grupo de pessoas que incentiva a tomada de decisão e escolhas livres? O problema é que em muitos desses gritos existem grandes armadilhas.

Estamos realmente carentes de liberdade e de movimentos livres dos camaleões perversos e enganadores. É preciso libertação urgente para suavizar a vida de inúmeros seres humanos marginalizados, esmagados e manipulados para não usarem a maior arma humana que é o pensamento livre.

Os poucos pensantes livres que ainda existem precisam continuar espalhados em cada lugarejo, em cada metrópole acreditando na sua contribuição para a reflexão livre. Com consciência livre teremos ações livres, lutas e manifestações de liberdade com crescimento humano.

A história está reclamando originalidade ao ser humano. Mas poucos seres humanos perceberam isso. Alguns estão isolados, outros mais unidos, mas todos eles usam o pensamento livre e isso é o que importa saber para não desanimarem na luta pelo pensamento libertador.

Cada provocação à reflexão de liberdade é um grande passo ao progresso humano. Essa reflexão precisa ser criativa para quebrar as estratégias massivas e manipuladoras mantidas pelos sistemas manipuladores camaleões. Com reflexão pela liberdade e sem condicionamentos haverá desajuste nos sistemas manipuladores e ajustamento das pessoas e da sociedade.

É preciso acreditar na potencialidade de cada ser humano e promover ambiente cultural de valores honestos. Valorizar cada pessoa que busca o bem de modo libertador. Desse modo criaremos um futuro melhor, mais lúcido…

Gilmar Passos, autor dos livros “Identidade cristã no século XXI” e “Miopia humana e mensagem cristã: uma leitura de fé em tempos de crise”, ambos publicados pela Fonte Editorial.

 

EcoDebate, 15/08/2013


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa

One thought on “Consciência libertadora, artigo de Gilmar Passos

  • sandra berlania santos conceição

    Eu particularmente acho muito humano o trabalho voluntário seja lá qual for,que seja de muita honestidade.Porque é uma forma de ajudar sem querer lucro.
    O lucro será o de DEUS.

Fechado para comentários.