Ecologia da Restauração – Um livro texto sobre uma ciência de crise

 

Ecologia da Restauração

 

Não parece, mas já faz doze anos desde o último livro. Venho trabalhando no Ecologia da Restauração desde que terminei o Biologia da Conservação.

Os dois livros se completam. Enquanto o primeiro é sobre evitar extinções de espécies, este segundo é sobre como “consertar” a natureza onde ela foi degradada.

É o primeiro livro texto em ecologia da restauração com enfoque tropical em todo mundo, mas inclui também muitos exemplos temperados. Assim como no Biologia da Conservação, ele é fartamente ilustrado, com 123 imagens (coloridas) e eu acho, tão fácil de ler quanto o primeiro, mas vocês é que darão a última palavra nisto.

Digo a última, porque a primeira é restauração, que aparece 682 vezes nestas 304 páginas. Veja as outras em www.efraim.com.br/w2.jpg

O Ecologia da Restauração existe principalmente porque quando me formei, minha ideia de atuação profissional era plantar árvores, e conforme fui ganhando experiência, fui percebendo que só isto, não seria suficiente para a contribuição que eu esperava dar. Este livro é principalmente o resultado de um profissional que atua em restauração como prático, como consultor e como professor, tentando organizar suas ideias.

Eu o transformei em livro porque com o avanço da degradação, mais pessoas estarão na mesma situação que a minha, e economizarão enorme quantidade de energia lendo-o.

Este livro é simultaneamente um manual de práticas de restauração, descontaminação e reabilitação e um livro texto sobre ecologia de comunidades. Nestes anos como consultor em restauração eu aprendi que o profissional tem que ter visão ampla, e este livro reflete isto. São 832 referências, incluindo principalmente artigos científicos, mas também livros, jornais, revistas, sites e filmes do youtube.

Também estão neste livro, entremeadas com conceitos, enorme quantidade de histórias interessantes sobre restauração, tantas que permitiriam a este livro estar na prateleira de ficção, não fossem verdadeiras. Este livro também interessa ao leitor não técnico que quer entreter-se lendo sobre ambiente.

Teria sido muito mais rápido escrever um livro árido, só para impressionar meus colegas. Para escrever um livro interessante, levou 12 anos, exatamente o período desde que lancei o Biologia da Conservação, que aliás faz um belo par com este. Enquanto o primeiro lida com a ideia de evitar um dano ambiental (a extinção de espécies) este lida com a ideia de repará-lo. Aliás, não só a extinção de espécies, mas também danos físicos e químicos.

Antes de você gastar mais tempo com o pior resenhista do mundo (o autor) recomendo voce dar uma olhada em algumas partes do livro que estão em www.editoraplanta.com.br/er.pdf  . O livro deve estar à venda no dia 14/06, mas até lá a editora está vendendo com um grande desconto. Falem com a Keyla em vendas@editoraplanta.com.br

 

Efraim Rodrigues, Ph.D. (efraim@efraim.com.br), Colunista do Portal EcoDebate, é Doutor pela Universidade de Harvard, Professor Associado de Recursos Naturais da Universidade Estadual de Londrina, consultor do programa FODEPAL da FAO-ONU, autor dos livros Biologia da Conservação e Histórias Impublicáveis sobre trabalhos acadêmicos e seus autores. Também ajuda escolas do Vale do Paraíba-SP, Brasília-DF, Curitiba e Londrina-PR a transformar lixo de cozinha em adubo orgânico e a coletar água da chuva. É professor visitante da UFPR, PUC-PR, UNEB – Paulo Afonso e Duke – EUA. http://ambienteporinteiro-efraim.blogspot.com/

Nota do Portal EcoDebate: Todos os livros eventualmente indicados ou recomendados no Ecodebate são previamente lidos e discutidos na nossa redação. A indicação ou recomendação apenas ocorre quando a divulgação da obra é justificável em termos de interesse público, quer seja técnico ou científico.

EcoDebate, 11/06/2013


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa

Top