Indígenas pedem suspensão de estudos e obras de hidrelétricas nos rios Xingu, Tapajós e Teles Pires

 

Brasília, 04/06/2013 - Cerca de 140 indígenas mundurukus se reúnem com o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho

 

Brasília, 04/06/2013 - Cerca de 140 indígenas mundurukus se reúnem com o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho

Brasília, 04/06/2013 – Cerca de 140 indígenas mundurukus se reúnem com o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, e representantes de outros órgãos do governo para discutir a suspensão de empreendimentos energéticos na Amazônia e outras reivindicações indígenas. Fotos de Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr

 

Mais de 140 índios que ocupavam desde 27 de maio o canteiro de obras da Usina Hidrelétrica de Belo Monte participaram na tarde desta terça-feira (4) de uma reunião com representantes do governo, do Ministério Público Federal, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e do Conselho Indigenista Missionário (Cimi). O grupo veio pedir a suspensão dos estudos de viabilidade técnica da usina hidrelétrica do Rio Tapajós e das obras nos canteiros das usinas de Teles Pires, no Rio Teles Pires, e de Belo Monte, no Rio Xingu.

Os índios também pedem o cumprimento da Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), a qual o Brasil é signatário e que determina a consulta prévia às populações tradicionais sobre empreendimentos que afetem o seu modo de vida.

A desocupação do canteiro de Belo Monte ocorreu na manhã de ontem, após os índios aceitarem a proposta do governo de uma reunião em Brasília. Os índios foram transportados em dois aviões da Força Aérea Brasileira (FAB).

Edição: Fábio Massalli

Reportagem de Luciano Nascimento, da Agência Brasil, publicada pelo EcoDebate, 05/06/2013


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa

Top