Lançamento de vídeos nucleares no Congresso Nacional nesta quarta-feira, 22/5

 

Lançamento de vídeos nucleares no Congresso Nacional nesta quarta-feira, 22/5

 

Durante a Audiência Pública que vai discutir na quarta-feira próxima (22 de maio), A Situação da Energia Nuclear Pós-Rio+20, será lançada uma série de vídeos sobre o tema, com depoimentos de cientistas, artistas e militantes socioambientais, como o teólogo Leonardo Boff, a física e ativista ambiental indiana, Wandana Shiva, e o engenheiro Ildo Sauer (USP). O ato acontecerá às 11 horas no Plenário 2, do Anexo II, na Camara dos Deputados, em Brasilia. O debate contará com a participação do Prof. Heitor Scalambrini (físico/UFPE), da procuradora Gisele Porto (MPF) e outros convidados.

Os videos foram realizados pela Articulação Antinuclear Brasileira (AAB), com o objetivo de democratizar as informações sobre as atividades nucleares e dar visibilidade aos perigos que representa o Programa Nuclear Brasileiro para as gerações presentes e futuras. Afinal, o secretismo do setor nuclear, aliado à desinformação generalizada sobre o que realmente se passou e se passa no mundo com a tecnologia atômica, deixa a sociedade inteiramente alheia às possibilidades catastróficas e imprevisíveis desta tecnologia.

Os vídeos demonstram que esta energia é suja, insegura, cara e perigosa e que sua invisível, mas mortífera radioatividade, contamina o meio ambiente e as pessoas, causando destruição e morte, além de favorecer a proliferação de armas, interesse maior da industria bélica. E foram feitos para estimular o debate sobre a política nuclear e agilizar providências para resolver os graves problemas causados pelos impactos sócio ambientais do Programa Nuclear Brasileiro. Os vídeos foram produzidos com o apoio do Fundo Socioambiental CASA, da Fundação Heinrich Boell, da Rede Brasileira de Justiça Ambiental e da Coalizão por um Brasil Livre de Usinas Nucleares.

COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

AUDIÊNCIA PÚBLICA
DEBATER A situação da energia nuclear pós rio+20
Requerimento n.º 213/2013, do Deputado Penna (PV-SP)
Data: 22/5/2013 (quarta-feira)
Horário: 11h
Local: Anexo II – Plenário n.º 2

EXPOSITORES:

Deputado SARNEY FILHO, 1º Vice-Presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e Coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista

Senhor CHICO WHITAKER, Representante da Coalizão contra as Usinas Nucleares no Brasil

Senhor HEITOR SCALAMBRINI, Professor da UFPE – Universidade Federal de Pernambuco e representante da Articulação Antinuclear BrasileirA

Senhor MÁRIO JOSÉ GISI, Subprocurador-geral da República e Coordenador da 4ª Câmara de Coordenação e Revisão – Meio Ambiente e Patrimônio Cultural do MPF – Ministério Público Federal

Senhor ADEMAR KYOTOSHI SATO, Monge Budista, estudioso do tema

Representante do Conselho Nacional de Política Energética

Senhor AQUILINO SENRA MARTINEZ, Presidente da INB – Indústria Nuclear Brasileira

 

Colaboração da jornalista Zoraide Vilasboas, para o EcoDebate, 20/05/2013


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa

Top