Seminário IEE/USP ‘Diagnóstico do Sistema Elétrico Brasileiro : Análise e Prospectiva’, 14/05

 

energia

 

O Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo convida para o Seminário:

DIAGNÓSTICO DO SISTEMA ELÉTRICO BRASILEIRO: ANÁLISE E PROSPECTIVA

14 de maio de 2013

14h00 às 18h00

Auditório Oswaldo Fadigas Fontes Torres (CCE/USP). Av. Prof. Luciano Gualberto, 71 – Travessa 3, Cidade Universitária, SP

haverá transmissão ao vivo na web em www.iptv.usp.br  (procurar em “Transmissões ao vivo” pelo nome do evento – no dia e hora do evento)

inscrições exclusivamente por e-mail para comunicacao@iee.usp.br enviando nome/e-mail/cargo/instituição

Contexto

O Brasil possui recursos naturais, tecnológicos e humanos de alta qualidade para garantir a oferta de energia elétrica confiável e de baixo custo. Todavia, atualmente, está enfrentando uma grave crise: tarifas elevadas e riscos acima do normal para garantir o abastecimento de eletricidade durante o ano de 2013. Neste ano o governo determinou ao ONS (Operador Nacional do Sistema) manter as usinas térmicas acionadas na base até o mês de novembro, em detrimento da operação ótima, de modo a garantir o atendimento da demanda e também manter água armazenada nos reservatórios para garantir o fornecimento de energia em 2013 e também no ano de 2014, o que resultará ainda em 2013 numa conta que gira em torno de R$ 28 bilhões para a sociedade brasileira.

Objetivo

Este Seminário reunirá especialistas para discutir os problemas do setor elétrico brasileiro e quais podem ser os caminhos ou alternativas para solucioná-los. Pretende-se responder às seguintes questões:

  • Há equilíbrio entre Demanda, Oferta, Planejamento da Expansão e a Operação do Sistema Elétrico Brasileiro?
  • Por que as usinas térmicas estão em operação durante o ano todo, fora da ordem de mérito, ocasionando custo superior a R$ 10 bilhões aos consumidores e ao Tesouro Nacional?
  • As medidas de precificação e tarifas são adequadas para o Sistema Elétrico Brasileiro?
  • Por que as linhas de transmissão de alguns parques eólicos só ficaram ou ficarão prontas um ano e meio depois dos aerogeradores?

Os trabalhos terão coordenação de Ildo Luis Sauer, Diretor do IEE/USP e alguns dos especialistas já confirmados são: 

  • Adilson de Oliveira, UFRJ
  • Roberto Pereira D’Araújo, ILUMINA
  • Cristopher Vlavianos, Comerc Energia
  • Carlos Augusto Kirchner, SEESP
  • Mario Thadeu Lemes de Barros, POLI/USP
  • Carlos Ribeiro, CTEEP 

Ines Iwashita

ST Relações Institucionais e Comunicação

Instituto de Energia e Ambiente da USP

comunicacao@iee.usp.br

 

EcoDebate, 09/05/2013


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa

Top