EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

3º Festival Internacional de Filmes sobre Energia Nuclear começa dia 16 no MAM, RJ

 

3º Festival Internacional de Filmes sobre Energia Nuclear

 

No dia 16 de Maio vai começar o 3º Festival Internacional de Filmes sobre Energia Nuclear, na Cinemateca do MAM-Rio. O festival, internacionalmente reconhecido como Uranium Film Festival, é o único do mundo que cobre todas as questões da energia nuclear: da mineração de urânio às usinas nucleares e o lixo radioativo. Das primeiras bombas atômicas até os acidentes nucleares radioativos como Chernobyl, Goiânia e Fukushima. Até dia 26 de Maio, o festival vai exibir 52 filmes de 19 Países. Os seis melhores filmes vão receber o troféu do festival, o Yellow Oscar ou Oscar Amarelo.

Uranium Film Festival 2013 em números:

52 filmes de 19 Países e 9 estreias mundiais. Pela primeira vez o festival recebeu filmes de Israel, Estônia, Romênia, Jordânia e Israel. Mas a maioria dos filmes são dos EUA e Alemanha. Nem todos os filmes são documentários ou animações. Os filmes de ficção aumentaram significativamente em relação às edições anteriores. Nesta 3ª edição do Uranium Film Festival, vamos exibir 8 ficções.

EUA: 10 filmes, Alemanha: 9 filmes, Japão: 6 filmes, Itália: 4 filmes, Austrália: 4 filmes, Espanha: 3 filmes, Índia: 3 filmes, Brasil: 2 filmes, Israel: 2 filmes, França: 2 filmes. Países com 1 filme: Inglaterra, Jordânia, Suécia, México, Ucrânia, Rússia, Estônia, Romênia e Irã.

CONTATOS:

Marcia Gomes de Oliveira (Diretora executiva)

Email: marcia.gomes@uraniumfilmfestival.org

Escritório:

Uranium Film Festival, Rua Monte Alegre 356 / 301

Santa Teresa, Rio de Janeiro / RJ

Email: info@uraniumfilmfestival.org

Telefones: 55 21 2507 6704 / 7207 6704

Websites: www.uraniumfilmfestival.org

www.uraniofestival.org

URANIUM FILM FESTIVAL

Arte, Cinema & Consciência: O Internacional Uranium Film Festival nasceu em 2011, no famoso bairro artístico de Santa Teresa, no coração do Rio de Janeiro. O objetivo do festival é fornecer informações neutras por meio de filmes independentes sobre energia nuclear, mineração de urânio, armas nucleares e os perigos da radioatividade. O horror da bomba atômica e os acidentes nucleares como Chernobyl ou Fukushima não devem ser esquecidos. A questão sobre o uso da energia nuclear e materiais radioativos devem ser discutidas abertamente. Até hoje, a maioria da população ainda não está informada sobre os riscos da radioatividade. Filmes são um importante instrumento para levar informação ao grande público.

Além disso, o Uranium Film Festival quer estimular novas produções de filmes independentes sobre toda a cadeia do combustível nuclear. O mundo nuclear já produziu aproximadamente 200 mil toneladas de lixo altamente radioativo que deve ser corretamente guardado por mais de 100 mil anos. Por isso é importante continuar a informar a sociedade e às próximas gerações sobre os perigos da radioatividade. Somente quando se conhece o perigo pode preveni-lo. Cineastas e Uranium Film Festival são instrumentos para informar futuras gerações – instrumento para um futuro sustentável sem riscos nucleares.

Após o Rio de Janeiro, o Festival viaja para outras grandes cidade do Brasil e outros países. Ele já esteve em São Paulo, Recife, Salvador, Fortaleza, Lisboa, Porto, Berlim e dez grandes cidades da Índia, como Nova Delhi, Hyderabad e Mumbai.

Os principais parceiros do Festival são a Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio), a Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (FAETEC) e sua Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch, a Fundação Heinrich Boell Brasil e o Istituto Italiano di Cultura. Outros apoiadores são Bar do Mineiro, Armazém São Thiago e Cachaça Magnífica. O organizador do Uranium Film Festival é o Arquivo Amarelo, que se dedica à criação da primeira cinemateca no Brasil especializada em filmes nucleares. O Arquivo Amarelo é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) reconhecida pelo Governo Federal. Pessoas Físicas e Jurídicas podem deduzir as doações em seu imposto de renda (lei da OSCIP).

Arquivo Amarelo CNPJ: 14.798.860/0001-27


EcoDebate, 09/05/2013


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa