EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Frente parlamentar ambientalista lança grupo de trabalho em defesa dos povos indígenas

 

Frente parlamentar ambientalista lança grupo de trabalho em defesa dos povos indígenas
Lançamento do Grupo de Trabalho em Defesa dos Povos Indígenas. (E/D) Deputados Sarney Filho (PV-MA), Penna (PV-SP), Padre Ton (PT-RO); representante da comunidade indígena; e deputada Rosane Ferreira (PV-PR). O coordenador do grupo, deputado Penna, fala durante o lançamento, em cabana armada em frente ao Congresso. Foto de Luis Macedo / Câmara dos Deputados

 

A proposta do grupo é demonstrar a luta dos índios pela demarcação de terras, qualidade de vida, resgate das tradições e inserção digna na sociedade

Áudio: Graziele Bezerra, da Radioagência Nacional / EBC

 

A Frente Parlamentar Ambientalista lançou, nesta quarta-feira (17), o grupo de trabalho em defesa dos povos indígenas. A intenção é apoiar a luta dos índios por terra, qualidade de vida, resgate das tradições e inserção digna na sociedade. O coordenador do grupo de trabalho em defesa dos povos indígenas será o deputado Penna (PV-SP).

O lançamento do grupo ocorre um dia depois da ocupação do Plenário da Câmara por representantes de várias etnias, contrários à Proposta de Emenda à Constituição (PEC 215/00) que transfere do Executivo para o Legislativo o poder de demarcação de terras indígenas. A manifestação levou o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, a anunciar uma mesa de negociação para discutir questões ligadas aos povos indígenas, antes de dar sequência à tramitação efetiva da PEC.

Negociação
O novo grupo de trabalho quer participar ativamente dessa mesa de negociação, segundo o coordenador da Frente Ambientalista, deputado Sarney Filho (PV-MA). “Se essa emenda constitucional passar, ela vai, de uma vez por todas, colocar por terra toda a política ambiental e a política indigenista. É importante o movimento dos índios para que a gente possa não deixá-la passar e renegociar todas as questões relativas a meio ambiente e à causa indígena”, disse o deputado. “Essa mesa de negociação criada reabre a possibilidade de discutirmos não apenas a PEC 215, mas também outras questões, como o Decreto 303, que é restritivo à criação de reservas indígenas”, acrescentou.

Indígenas e ambientalistas avaliam que só o governo federal tem os meios materiais de fazer os estudos antropológicos e sociológicos necessários para a criação de terras indígenas. Além disso, temem que a força dos ruralistas no Parlamento impeça a ampliação de áreas indígenas, quilombolas e de unidades de conservação. “A responsabilidade é do governo brasileiro e não do congressista latifundiário, que só quer plantar soja e devastar a natureza”, afirma o pajé Álvaro Tucano, do Amazonas.

O índio Haru Kuntanawa, do Acre, também aposta na negociação como forma de evitar conflitos e tensões, tanto no Parlamento quanto no entorno de terras indígenas. “Mais de 700 índios estão aí reivindicando os nossos direitos. A gente não quer chegar aqui com lança na mão para confrontar o governo brasileiro. A nossa lança hoje é o diálogo, colocando, de forma transparente, a nossa maneira de vida em respeito à natureza”, afirmou.
Reportagem- José Carlos Oliveira
Edição- Mariana Monteiro

Matéria da Agência Câmara Notícias, publicada pelo EcoDebate, 18/04/2013


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa