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Cidades brasileiras com menos carros, mais transporte público e ciclovias. Uma utopia?

 

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Cidades para pessoas, uma utopia no Brasil?

II Fórum Mobilize Brasil reúne especialistas para discutir os desafios de construir cidades com menos carros, mais transporte coletivo, passeios públicos e vias para bicicletas. Evento ocorre em 12 de abril, em São Paulo. Inscrições gratuitas.

Enquanto várias capitais do mundo restringem a circulação de carros e estimulam os hábitos saudáveis de caminhar, pedalar e usar o transporte público, no Brasil, as autoridades relutam em avançar em políticas mais sustentáveis de mobilidade urbana. Mas, como reduzir o uso do automóvel nas cidades brasileiras e estimular o investimento em mais transporte coletivo, passeios públicos e vias para bicicletas?

Para buscar respostas a esse dilema da mobilidade, o portal Mobilize (www.mobilize.org.br) reunirá especialistas em transportes, pesquisadores do urbanismo, autoridades e jornalistas no II Fórum Mobilize Brasil, que acontece no dia 12 de abril, sexta-feira, às 19 horas, no Salão Nobre da FGV, em São Paulo.

Participam do encontro o secretário Nacional de Transportes e Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades. Júlio Eduardo dos Santos, o urbanista Alexandre Delijaicov, professor da FAU/USP, e o promotor Mauricio Lopes, responsável pela Promotoria de Habitação e Urbanismo no Ministério Público do Estado de São Paulo. Na mediação dos debates estará o jornalista Marcos de Sousa, editor do Portal Mobilize.

O urbanista Alexandre Delijaicov é também um ciclista convicto e defensor da redução do espaço para automóveis nas cidades. Recentemente, Delijaicov coordenou um grupo de trabalho que concebeu O Hidroanel Metropolitano, um engenhoso sistema de transportes de cargas por vias hídricas, aproveitando os rios Tietê, Pinheiros, além das represas que circudam a Região Metropolitana de São Paulo.

O promotor Maurício Lopes participa do encontro para defender a urgência no melhoramento das calçadas, o mais básico sistema de mobilidade de qualquer cidade. Lopes acredita que a circulação dos pedestres somente será segura e confortável quando as prefeituras assumirem integralmente a gestão das calçadas.

O engenheiro Julio Eduardo dos Santos falará sobre as ações do Ministério das Cidades para estimular as formas não motorizadas de transporte, em especial a nova legislação federal, que obriga os municípios com mais de 20 mil habitantes a elaborarem Planos Diretores de Mobilidade Urbana.

Após uma rápida apresentação de cada um dos convidados, o debate será aberto à participação do público, com transmissão ao vivo pela internet.

As inscrições são gratuitas e as vagas são limitadas.

Serviço
II Fórum Mobilize Brasil – Cidades para pessoas, uma utopia no Brasil?
12 de abril, às 19 horas
Local: Salão Nobre da FGV – EAESP (Rua Itapeva, 432, 4º andar) – Estação Trianon-MASP
Inscrições gratuitas: mobilize@mobilize.org.br ou pelo diretamente no site www.mobilize.org.br
Transmissão on-line ao vivo pelo Portal Mobilize

Sobre o Mobilize Brasil
O Mobilize Brasil é um movimento em prol da mobilidade urbana sustentável, conceito que envolve a implantação de sistemas sobre trilhos, como metrôs, trens e bondes modernos (VLTs), ônibus “limpos”, com integração a ciclovias, esteiras rolantes, elevadores de grande capacidade. E soluções inovadoras, como os teleféricos de Medellín (Colômbia), ou sistemas de bicicletas públicas, como os implantados em Copenhague, Paris, Barcelona, Bogotá, Boston e várias outras cidades mundiais. www.mobilize.org.br

EcoDebate, 11/04/2013


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2 thoughts on “Cidades brasileiras com menos carros, mais transporte público e ciclovias. Uma utopia?

  • Não vejo como isso pode acontecer no Brasil num período menor que 20anos. O próprio planejamento atual de engenharia e arquitetura não facilita sequer uma ciclovia. Falta educação básica, e não é só no trânsito não, educação mesmo da população que não respeita os espaços livres, o meio ambiente, enfim, primeiro deve-se investir pesado nas informações sobre mobilidade urbana, educação ambiental com reforço junto as escolas, tudo isso sem falar no aspecto econômico que envolve as multinacionais e o próprio governo que com certeza não vai querer perder investimentos.

  • Antes de se ter um hidroanel em São Paulo é necessário despoluir (pelo menos ao nível de água balneável) o Tietê e o Pinheiros. Ouço falarem de fazer isso desde que me dou por gente, e já tenho 33 anos. Mas não vi diferença até hoje.

    Fora que falta aos cidadãos fazerem sua parte também. Não só jogar o lixo no local adequado (recicláveis lavados e secos para reciclagem, compostáveis em composteiras, blisters de remédios e assemelhados na farmácia… quem disse que é simples como falar lixo?) como conferir se sua casa está com a saída de esgoto devidamente ligada à rede de esgoto, e não à rede pluvial. E parabenizar (com o voto) os políticos que investem em coisas “invisíveis” como melhorar a rede de esgoto e demais medidas de saneamento básico.

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