EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

MPF/PA pede execução de sentença que cancelou a maior grilagem do mundo

 

notícia

 

Procurador da República Felício Pontes Jr. também solicitou que Justiça questione Funai sobre ocupações ilegais de Terras Indígenas na área

O Ministério Público Federal no Pará (MPF/PA) encaminhou à Justiça Federal pedido para que seja executada sentença de 2011 que determinou o cancelamento da matrícula do imóvel rural denominado Fazenda Curuá, ocupado ilegalmente pela empresa Indústria, Comércio, Exportação Navegação do Xingu Ltda. (Incenxil), do Grupo C. R. Almeida.

Situada no Pará, na região da Terra do Meio, a área, de cerca de 4,5 milhões de hectares, corresponde aos territórios da Holanda e Bélgica juntos e é considerada o maior caso de grilagem (invasão de terras públicas) do mundo.

A solicitação, assinada pelo procurador da República Felício Pontes Jr., foi encaminhada no final de março à 9ª Vara da Justiça Federal em Belém. O MPF/PA pediu que seja certificado o trânsito em julgado da sentença referente ao processo em que o juiz federal Hugo da Gama Filho decretou a nulidade da matrícula do imóvel.

O MPF/PA requereu à Justiça que encaminhe ofício ao cartório de registro de imóveis da comarca de Altamira, determinando o cancelamento da matrícula e das averbações decorrentes. Também foi solicitado que a Justiça Federal envie ofício à Fundação Nacional do Índio (Funai) para que a autarquia apresente informações sobre a existência, na gleba grilada, de áreas de Terras Indígenas (TIs) habitadas por não-índios.

Na sentença de 2011, além cancelamento da matrícula, o juiz federal determinou que partes de TIs que se encontram habitadas por não-índios sejam devolvidas às comunidades indígenas que detêm a legítima posse das respectivas áreas. A sentença entendeu como procedente o pedido da Funai para que algumas áreas da fazenda grilada sejam devolvidas às famílias das TIs Baú, Xipaya e Kuruaya, sobrepostas à Fazenda Curuá.

Processo nº 0044157-81.2010.4.01.3900 – 9ª Vara Federal em Belém

Informe do Ministério Público Federal no Pará, publicado pelo EcoDebate, 04/04/2013


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa

One thought on “MPF/PA pede execução de sentença que cancelou a maior grilagem do mundo

  • Desde 1983 vinha denunciando a grilagem de Cecílio Rego de Almeida na região da Terra do Meio e em 1985 denunciei também a invasão da área dos Curuaia-Xipaia por parte da mineradora Brasinor. Em 2007, denunciando o que estava acontecendo na Terra do Meio, tinha enviado vários Ofícios para a Ministra Marina Silva. Também naqueles ofícios falava das grilagens que existiam naquela região. Sempre em 2007 denunciei o fato também pela Rede Globo em entrevista feita pelo reporter Marcelo Canellas. Entretanto a TV Globo ( nos programas do Bom Dia Brasil, Fantástico e Globo News ), não passou os nominativos dos grileiros envolvidos. O Ministério Público Federal do Pará estava também investigando acerca do uso de desfolhantes ( o Nufarm 2,4-D aditivado com outros produtos químicos cujos efeitos são semelhantes aos do Agente Laranja utilizado no Vietnam pelos Estados Unidos). Agora estou continuando a luta como Delegado do ICEF-International Court of the Environment Foundation, e como vítima de intoxicação por 2,4-D. Padre Angelo Pansa.

Fechado para comentários.