EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Garimpos ilegais no oeste do Mato Grosso são fechados pelo Ibama

 

Operação Jungle II, iniciada no dia 12 de março pelo Ibama, com o objetivo principal de coibir desmatamento na região de Pontes e Lacerda (450 quilômetros de Cuiabá), fechou dois garimpos ilegais e apreendeu 1,7 milhão de reais em equipamentos, além de aplicar 732 mil reais em multas.

 

Garimpos ilegais no oeste do Mato Grosso são fechados pelo Ibama

 

A fiscalização das áreas de garimpo, na faixa de fronteira com a Bolívia,contou com agentes do Ibama, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal.

 

Garimpos ilegais no oeste do Mato Grosso são fechados pelo Ibama

 

As áreas sofreram embargo e foram apreendidos três caminhões, quatro pás carregadeiras, uma retroescavadeira, diversos geradores, motores estacionários, motores elétricos com moinhos e outros equipamentos utilizados na degradação ambiental.

Os fiscais do Ibama constataram o descumprimento de embargo de um garimpo, que já havia sido autuado em agosto de 2012 e que estava com suas atividades embargadas, e lavraram novos autos de infração para os responsáveis.

Os bens apreendidos pelo Ibama e pela Polícia Federal foram retirados dos autuados e depositados junto às prefeituras dos municípios de Pontes e Lacerda e de Conquista D’Oeste.

Segundo o superintendente do Ibama em Mato Grosso, Marcus Keynes, “as forças federais que atuam no Mato Grosso não darão trégua as crimes ambientais”.

Nicélio Silva
Ascom Ibama/MT
Fotos: Divulgação Ibama

EcoDebate, 02/04/2013


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa