EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Audiências públicas vão discutir medidas de preservação do Parque Nacional da Chapada Diamantina

 

Vale do Capão, Parque Nacional da Chapada Diamantina. Foto no Blogue É complexamente Azul
Vale do Capão, Parque Nacional da Chapada Diamantina. Foto no Blogue É complexamente Azul

 

Além das audiências, o MPF e a Justiça Federal farão uma inspeção judicial, no Vale do Pati, para verificar o estado de preservação e os prejuízos causados pelos incêndios ao patrimônio histórico e paisagístico do PNCD

O Ministério Público Federal (MPF), em parceria com a Justiça Federal em Irecê (BA), vai realizar quatro audiências públicas para discutir as ações necessárias para a preservação do Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD). As reuniões acontecerão entre os dias 1º e 4 de abril, respectivamente, nos municípios de Andaraí e Mucugê e nos Distritos de Guiné (Mucugê) e Caeté de Açu (Palmeiras/BA). A finalidade é colher, junto às comunidades locais e aos agentes administrativos envolvidos, informações sobre a atual situação de conservação do parque e os danos historicamente causados pelos incêndios que vêm ocorrendo no local.

O procurador da República Samir Cabus Nachef Júnior também visa obter informações sobre os as ações e os procedimentos adotados pela União, pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), para estruturação e conservação do PNCD, além dos resultados alcançados. A adoção dessas medidas foram determinadas, em caráter liminar, pela Justiça Federal em Irecê, em atendimento ao pedido do MPF em ação civil pública proposta em outubro de 2009.

Além das audiências públicas, será realizada uma inspeção judicial no Vale do Pati, de 5 a 7 de abril, para verificação das ações implementadas pela administração do parque, do estado de preservação e dos prejuízos causados pelos incêndios ao patrimônio histórico e paisagístico da unidade. Na ocasião, a comunidade local será visitada pela equipe do MPF.

Cronograma:

Data Horário Local
01/04/13 Audiência pública às 14h Câmara Municipal do Município de Andaraí
02/04/13 Audiência pública às 9h Câmara Municipal do Município de Mucugê
03/04/13 Audiência pública às 10h Associação Municipal do Distrito de Guiné (Mucugê)
04/04/13 Audiência pública às 10h Coreto do Distrito de Caeté Açu (Palmeiras)
05 a 07/04/13 Inspeção Judicial Travessia do Vale do Pati

Informe do Ministério Público Federal na Bahia, publicado pelo EcoDebate, 27/03/2013


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa

One thought on “Audiências públicas vão discutir medidas de preservação do Parque Nacional da Chapada Diamantina

  • Enquanto isso aqui no Parque Nacional o chefe do mesmo incentiva as tais queimadas controladas no Vale do Pati no núcleo da unidade de conservação. Triste e as vezes estas mesmas queimadas ultrapassam seus limites de aceiros.

Fechado para comentários.