Segundo Pnuma, 8% da produção mundial de gás natural é perdida por ventilação, vazamento e queima

 

Plataforma de petróleo
Plataforma de petróleo

 

Países pedem mais ação para reduzir vazamentos de gás natural – Segundo Pnuma, 8% da produção mundial é perdida por ventilação, vazamento e queima; Coalisão do Clima e do Ar Limpo que ampliar projetos com companhias de petróleo e de gás.

Ministros de vários países divulgaram uma nota nesta segunda-feira pedindo ação acelerada para reduzir a ventilação, o vazamento e a queima de gás natural.

Segundo o Programa da ONU para o Meio Ambiente, Pnuma, a Coalisão do Clima e do Ar Limpo pretende trabalhar com grandes companhias de petróleo e de gás para a redução de emissões de metano e carbono.

Perdas Anuais

A Coalisão é formada por várias nações, incluindo Alemanha, Austrália, Canadá, Colômbia, Etiópia, Israel, México e outras. O Pnuma destaca que mais de 8% da produção mundial de gás é perdida todos os anos devido a vazamentos.

Além da perda econômica variar entre US$ 27 a US$ 63 bilhões, essas atividades resultam em quase duas gigatoneladas de gás carbônico equivalentes às emissões de gases de efeito estufa por ano.

Mais de 80% são emissões de metano, fazendo com que as operações de petróleo e de gás sejam a segunda maior fonte global de metano, atrás apenas da produção agrícola, afirma o Pnuma.

Mudanças

A Coalisão do Clima e do Ar Limpo quer ajudar as companhias a expandir as reduções de forma voluntária, onde há oportunidades de baixo custo para a mudança.

A ideia é trabalhar com as principais produtoras de petróleo e gás na criação de iniciativas que levem a benefícios significativos para o clima, qualidade de ar, saúde, meio ambiente e economia.

A Coalisão do Clima e do Ar Limpo é uma parceria global que une governos, organizações intergovernamentais, setor privado e sociedade civil. Criada no ano passado, o objetivo é reduzir poluentes como o metano, carbono e hidrofluorocarbonetos.

De acordo com o Pnuma, ações agressivas de combate a esses poluentes poderia levar à queda de 0,5°C do aquecimento global até 2050, prevenindo mais de 2 milhões de mortes prematuras por ano e evitando que 30 milhões de toneladas de plantações sejam perdidas até 2030.

Matéria de Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York, publicada pelo EcoDebate, 30/01/2013


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa

Top