Estudo estima que gatos matam bilhões de animais e ameaçam vida selvagem dos EUA

 

gato

 

Segundo estudo, número de pássaros mortos por gatos era quatro vezes maior do que se pensava

Os gatos estão entre as principais ameaças à vida selvagem nos Estados Unidos, matando bilhões de animais todos os anos – um número muito maior do que estimativas anteriores.

As conclusões são de um estudo [The impact of free-ranging domestic cats on wildlife of the United States] realizado por pesquisadores do Instituto Smithsonian de Biologia e Conservação e do Departamento de Pesca e Vida Selvagem dos Estados Unidos.

Os autores estimam que os gatos são responsáveis pela morte de entre 1,4 bilhão e 3,7 bilhões de pássaros e entre 6,9 bilhões a 20,7 bilhões de mamíferos todos os anos.

Publicado no site Nature Communications, o estudo diz que gatos de rua estão entre as piores ameaças, mas gatos domésticos também representam perigo.

Instinto matador

Segundo os cientistas, mais animais estão morrendo nas patas de gatos nos Estados Unidos do que em acidentes em estradas, colisões com prédios (no caso de animais que voam) ou envenenamento.

O instinto caçador de gatos domésticos tem sido bem documentado em muitas ilhas mundo afora, em que felinos foram responsabilizados pela extinção de 33 espécies.

Já o impacto dos gatos em áreas continentais tem sido pouco estudado.

Por isso, os cientistas fizeram uma revisão dos estudos realizados até então sobre a ação predatória dos gatos.

A análise revelou que o número de mortes provocadas por esses animais era muito mais alto do que o que se sugeria anteriormente. Eles descobriram que o número de pássaros mortos por gatos era quatro vezes do que se acreditava até então.

Pássaros nativos dos Estados Unidos estão entre os mais ameaçados, seguidos por animais como camundongos, ratos-do-campo, esquilos e coelhos.

Esquilos e coelhos

“Nosso estudo sugere que eles (os gatos) estão no topo das ameaças à vida selvagem americana”, diz Pete Marra, do Instituto Smithsonian.

De acordo com os cientistas, gatos sem dono – que incluem gatos de rua e os que vivem soltos na natureza ou em fazendas – matam três vezes mais do que os domésticos. Mas eles afirmaram que, ainda assim, seus donos poderiam fazer mais para coibir a ação de seus animais de estimação.

“Esperamos que essa grande mortalidade de animais selvagens incentive as pessoas a manterem seus gatos dentro de casa e sirva de alerta para as autoridades”, disse Marra.

A ONG britânica RSPCA, que atua na defesa dos animais, disse que o uso de uma coleira com um sino já reduz em até um terço as chances de um gato conseguir caçar outro animal.

The impact of free-ranging domestic cats on wildlife of the United States
Scott R. Loss; Tom Will; Peter P. Marra
Nature Communications 4, 1396 doi:10.1038/ncomms2380

Reportagem de Rebecca Morelle, Repórter de Ciências do BBC World Service, republicada pelo EcoDebate, 30/01/2013


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa

2 comentários em “Estudo estima que gatos matam bilhões de animais e ameaçam vida selvagem dos EUA

  1. Seres humanos são a maior ameaça a todas as espécies vivas. Não demora e alguem vai lançar leis para o extermínio dos gatos. Que má sorte dos animais que atravessam o caminho dos humanos.

  2. Falou tudo Débora!!!!!!
    Só o que faltava mesmo, por a culpa nos gatos! O ser humano dizima a esmo a fauna e a flora do ar, mar e terra, e agora a culpa é dos gatinhos!!!!! Sim, coitado de qualquer bicho q passa em nossa frente…
    É claro que para ter um pet é preciso responsabilidade, abandonar um bichinho para ele se multiplicar com fome, é atira-lo as necessidades da caça. Agora, dizer que eles são os responsáveis é o cúmulo da hipocrisia. E ser hipócrita e assassino cruel, somente, o ser humano consegue.

Comentários encerrados.

Top