EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

MPT entra com ação pedindo que a Philips do Brasil indenize trabalhadores contaminados por mercúrio

 

notícia

 

O Ministério Público do Trabalho (MPT), em São Bernardo do Campo (SP), entrou com uma ação civil pública para pedir indenização de R$ 50 mil para cada um dos pelo menos 200 trabalhadores da Philips do Brasil que foram contaminados por mercúrio, que era usado na produção de lâmpadas.

Segundo o MPT, a empresa não tomou as medidas necessárias para impedir a contaminação dos funcionários da unidade industrial de Capuava, em Mauá (SP). Além da indenização individual, o MPT também pede R$ 56 milhões por danos morais coletivos, valor que será revertido ao Hospital das Clínicas de São Paulo para o tratamento de pessoas contaminadas por mercúrio.

Os procuradores também pedem que a Justiça condene a Philips a contratar plano de saúde vitalício para todos os trabalhadores da unidade de Capuava que apresentaram diagnóstico de mercurialismo.

Em 1992, de acordo com o órgão, a empresa reconheceu a contaminação de alguns trabalhadores e, em um acordo estabelecido com o Ministério do Trabalho e Emprego e sindicatos da região, se prontificou a dar assistência médica e remédios e a afastar os empregados contaminados, que continuariam a ser remunerados. Mas o acordo não foi cumprido, segundo o MPT.

Além disso, de acordo com o órgão, as medidas adotadas pela empresa foram “insuficientes” para evitar os riscos de mais trabalhadores serem contaminados. “Apesar de a empresa negar o não cumprimento do acordo coletivo e afirmar que desde meados dos anos 1990 os riscos de contaminação foram eliminados, outros trabalhadores foram contaminados após esse período”, diz a nota do Ministério Público do Trabalho.

Procurada pela Agência Brasil, a Philips do Brasil informou que “adota todas as medidas de segurança vigentes e legais no país para garantir a saúde e o bem-estar de seus colaboradores”. Segundo a empresa, a unidade de Capuava foi desativada em 2010 e em seu encerramento a “Philips realizou e vem realizando todas as ações necessárias para restringir ao mínimo os efeitos de suas atividades sobre o meio ambiente”.

Por meio de nota, a empresa negou que não esteja cumprindo o acordo que foi estabelecido com os sindicatos e MPT. “A Philips cumpre rigorosamente com o acordo firmado há mais de dez anos”, diz. Ela informou também que apresentou uma proposta de acordo sobre a questão, que não foi aceita pelo MPT. “A empresa exercerá os meios de defesa que lhe são cabíveis”.

Reportagem de Elaine Patricia Cruz, da Agência Brasil, publicada pelo EcoDebate, 19/12/2012

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa

One thought on “MPT entra com ação pedindo que a Philips do Brasil indenize trabalhadores contaminados por mercúrio

  • Caros(as) colegas:

    Tenho feito campanha de conscientização no meu ambiente de trabalho e junto aos meus alunos (agentes ambientais voluntários do IBAMA) acerca do GRANDE PERIGO das lâmpadas fluorescentes que invadiram o mercado e nossas vidas nos últimos anos. Pois contém mercúrio em sais e em vapor, ou seja, SE ELA QUEBRAR, a absorção deste gás por nós já causa efeitos perigosíssimos à saúde. Por favor leiam os importantes artigos abaixo (grifos meus). –> outros artigos no Ecodebate, mercúrio em wikipedia e em http://www.saude.acordem.com.

    Foi um GRANDE ERRO a substituição ostensiva da lâmpada tradicional pela fluorescente, erro este mal repetido até pelas gigantes ambientalistas WWF e Greenpeace (!!!), que parecem estarem acordando agora para o fato… Para variar mais um dos milhares de golpes diários dos lobbies industriais neste nosso capitalismo selvagem. Pois apesar de ser mais econômica em uso de energia, NADA JUSTIFICA A ENTRADA DE UM PRODUTO TÓXICO, ALTAMENTE PERIGOSO, em nossas casas. Leiam abaixo os artigos e verão.

    Eu estou comprando as lâmpadas tradicionais (enquanto elas ainda existem !!!) no supermercado e recomendando fazê-lo.

    Mas o MAIS IMPORTANTE MESMO é recolher as lâmpadas usadas, LIXO TÓXICO PERIGOSO, e encaminhar à reciclagem e/ou aterro industrial para empresas especializadas COM TODO CUIDADO PARA NÃO QUEBRAR !!!!!!!!!

    Favor divulgar, pois isto é mesmo muito sério…

    Grata, abs, Roberta Graf, IBAMA / Acre (em 19/12/2012).

Fechado para comentários.