EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Pesquisa mapeia hábitos no ‘horário nobre’ da internet

 

internet

 

Conhecer qual o perfil de quem está online nos principais horários da internet e, principalmente, o que cada um pensa foi o desafio da pesquisa “Horário Nobre da internet no Brasil”. O estudo fez um levantamento sobre os horários de maior acesso à internet no país e o que estavam fazendo as pessoas conectadas.

A pesquisa constatou que, durante a semana, o horário nobre da internet é entre 7 e 10 da noite, quando os usuários chegam em casa após escola e trabalho. Nos fins de semana, o acesso se estende pela tarde e noite, das 2 da tarde às 10 da noite. Descobriu-se também que quem é mais jovem acessa internet mais pela tarde/noite, enquanto o público na faixa dos 40 e 50 acessa no horário matutino. A pesquisa foi elaborada pelas empresas Hi-Midia e M.Sense, voltadas para estudos do meio digital. Para compor os dados, foram ouvidas 1.265 pessoas em todo país de 15 a 22 de junho.

Para Bruno Maletta, responsável pela investigação, saber os horários e hábitos transforma os usuários de internet em potenciais consumidores. “Dados como esses ajudam a ajustar essa mira. Trabalhar com segmentação – demográfica, comportamental, por assunto, horário ou outra qualquer variável – favorece a otimização dos investimentos, fazendo com que as empresas tenham maior retorno em suas campanhas de marketing”, diz.

Maletta ressalta ainda que, em se tratando de mídias digitais, não basta ter o produto certo, mas tem que também estar no lugar certo e no momento certo. “O que o usuário quer ver quando está nas redes sociais falando com seus amigos pode ser diferente do que ele está disposto a ver, clicar e interagir quando está relaxado lendo sobre um assunto de seu interesse”, explica.

O resultado do estudo também mostrou que os brasileiros estão utilizando cada vez mais smartphones e tablets. Do total de entrevistados, 35% disseram realizar atividades rápidas, como ler e-mails, acessar redes sociais e ler notícias, em diversos horários ao longo do dia, durante a semana. Para Maletta, o novo consumidor moderno vai acessar diferentes mídias em momentos distintos e, em cada um deles, esperar coisas diferentes.

“A penetração de internet móvel no final de 2012 será de 18% da população. Em 2016 será de 45%. O impacto é uma fragmentação ainda maior da atenção do consumidor e mais uma mídia relevante para as marcas. O cenário fica cada vez mais complexo, já que não existe uma migração de mídias e sim um somatório. É mais um espaço que não vai substituir um já existente”, afirma.

Quem está no PC entre 19h e 22h
41% navegam em redes sociais
35% leem e enviam e-mail
32% se atualizam com notícias
32% leem algo relacionado com entretenimento

 

No fim de semana
Entre 14h e 17h Entre 19h e 22h
Leitura de e-mails (28%) Ver vídeos (28%)
Redes sociais (33%) Download de filmes e músicas (24%)
Leitura de notícias (27%) Jogos (18%)
Conteúdo de entretenimento (28%)

Por Romulo Augusto Orlandini, da ComCiência – Revista Eletrônica de Jornalismo Científic0 – SBPC/Labjor, publicada pelo EcoDebate, 18/12/2012

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa