EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Emissão de CO2 por plantas e solos pode exacerbar as mudanças climáticas

 

emissão de CO2

 

[Redação do EcoDebate] Cientistas da American Meteorological Society (AMS) e da Universidade da Califórnia, em Berkeley, demonstraram que as plantas e os solos podem liberar grandes quantidades de dióxido de carbono, gás estufa associado ao aquecimento global. Esta constatação contrasta com a expectativa de que as plantas e os solos absorvem dióxido de carbono e é importante porque que a liberação de carbono adicional da superfície da terra poderia ser um feedback positivo potente que agravaria o aquecimento global.

O estudo intitulado “Carbon cycle uncertainty increases climate change risks and mitigation challenges” foi publicado no Journal of Climate [Volume 25, Issue 21 (November 2012) pp. 7660-7668]. O texto completo está disponível no http://journals.ametsoc.org/doi/full/10.1175/JCLI-D-12-00089.1 .

“Estamos contando com plantas e solos para absorver e armazenar grande parte do carbono que liberamos quando queimamos combustíveis fósseis”, diz Paul Higgins, um dos autores do estudo e diretor adjunto do Programa de Política da AMS, disse. “No entanto, nossos resultados sugerem a possibilidade oposta. Plantas e os solos poderiam reagir ao aquecimento com a liberação de dióxido de carbono adicional, aumentando as concentrações de gases de efeito estufa, levando ao aquecimento do clima a um patamar ainda maior.”

A equipe de investigação usou um modelo de computador da superfície terrestre do planeta, para examinar como o armazenamento de carbono poderia reagir a um planeta mais quente, com altas concentrações de dióxido de carbono na atmosfera. O delineamento experimental ajuda a determinar a amplitude possível no futuro do armazenamento de carbono terrestre.

Os resultados indicaram que a gama potencial de resultados é vasto e inclui a possibilidade de que a resposta de plantas e do solo, ao aquecimento causado pelo homem, poderia provocar uma grande liberação adicional de carbono. Se esse resultado for confirmado, um determinado nível de emissões humanas pode resultar em mudanças climáticas muito maiores do que os cientistas atualmente estimam. Também significaria que maiores reduções nas emissões de gases de efeito estufa poderiam ser necessários para garantir que as concentrações de dióxido de carbono estabilizem em níveis considerados seguros para o sistema climático.

Estes resultados podem representar desafios adicionais para a gestão de riscos das mudanças climáticas. Reconhecendo esses desafios, os tomadores de decisão terão uma chance maior de gerir os riscos da mudança do clima de forma mais eficaz.

Carbon Cycle Uncertainty Increases Climate Change Risks and Mitigation Challenges
Paul A. T. Higgins, John Harte
Journal of Climate
Volume 25, Issue 21 (November 2012) pp. 7660-7668
doi: http://dx.doi.org/10.1175/JCLI-D-12-00089.1

Informações de Ellen Klicka, American Meteorological Society, publicadas pelo EcoDebate, 19/11/2012

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa

2 thoughts on “Emissão de CO2 por plantas e solos pode exacerbar as mudanças climáticas

  • Valdeci Pedro da Silva

    Se considerarmos que sempre que um sistema perde o equilíbrio todos os seus componentes também se desequilibram, veremos que essa descoberta não chega a ser surpreendente.

  • Geraldo J. Santos

    Surpreende sim meu caro Valdeci, antes uma possibilidade teórica, agora uma evidência de estudos técnicos.
    Há que se lastimar que estas evidências de agora também passarão ao largo dos grandes poluidores. Resta-nos o trabalho em prol de um mundo mais verde sempre e com menos uso do petróleo!!!

Fechado para comentários.