EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

UE desperdiça quase 50% das frutas e legumes

 

desperdício de comida

 

Quase 50% das frutas e vegetais na UE não são consumidas – De acordo com um relatório da Organização para a Alimentação e Agricultura das Nações Unidas (FAO), as principais perdas estão ligadas à produção de produtos frescos (frutas e legumes).

20% dos produtos frescos são perdidos devido a, entre outros fatores, os danos acidentais durante a colheita ou coleta de frutas, danos por insetos, danos mecânicos durante a operação de colheita e, na fase pós-colheita, no processo de distribuição e na adequação aos requisitos de ‘qualidade’ das redes de. A falta de sintonia entre a oferta e a demanda é outra razão para as perdas

Durante manejo pós-colheita e processamento dos produtos frescos 5,5% se perdem, por exemplo, por más condições de armazenagem ou por falhas humanas e/ou mecânicas durante o processamento.

Na cadeia de distribuição e supermercados outros 7,5% são perdidos devido à degradação e falhas no gerenciamento do prazo de validade.

Nem todas as perdas são irreversíveis, porque um grande esforço tem sido cada vez mais colocado na valorização destes produtos, visando o seu aproveitamento, como, por exemplo, ao ser usado para fazer produtos derivados, como compota, sopa, etc.

Finalmente, 13% do que é produzido se perdem devido a comportamento dos consumidores ao descartar frutas e vegetais ainda comestíveis ou por perder o prazo de validade ou a segurança do produto pelo armazenamento em uma temperatura inadequada.

Do EcoDebate, com informações do ScienceDaily, 04/10/2012

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa

One thought on “UE desperdiça quase 50% das frutas e legumes

  • Adriana L G. Peris

    O que significa UE? Eu não sei.

    Resposta do EcoDebate: União Europeia (UE) é uma união econômica e política de 27 Estados-membros independentes que estão localizados principalmente na Europa – como sugestão consulte a Wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Uni%C3%A3o_Europeia

Fechado para comentários.