EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Reconstrução da barragem Algodões no Piauí gera protesto das famílias atingidas

 

Reconstrução da barragem Algodões no Piauí gera protesto das famílias atingidas. Foto no Portal Boca do Povo
Foto no Portal Boca do Povo

 

[Por Tânia Martins, de Teresina, para o Portal EcoDebate] O sentimento de indignação das 1.200 famílias atingidas pelo o rompimento da Barragem Algodões I, no município Cocal, a 250.quilometros de Teresina, em 2009, aumentou com a informação da reconstrução da barragem com recurso do Programa de Aceleração do Governo- PAC 2. Diante da notícia, os atingidos pela tragédia, se preparam para ocupar o local e não permitir o início da obra, prevista para setembro próximo.

Outra informação, está contida no relatório apresentada pela Polícia Federal sobre a tragédia e que aponta negligência por parte do ex-governador Wellington Dias, que teria recebido em 2006, do Ministério da Integração, 595 mil reais para realizar obras de reparo na barragem, jamais realizadas. A revelação fez aumentar a revolta das vítimas, segundo afirmou o presidente da Associação das Vítimas do Rompimento da Barragem Algodões-AVABA, Corsino Medeiros

Ele disse que uma Ação Civil Pública, com pedido de liminar está sendo preparada para embargar os serviços da barragem que leva o nome de Nova Algodões, com orçamento de 105 milhões, autorizados desde o último dia 10. Também se a

Ele disse que uma Ação Civil Pública, com pedido de liminar está sendo preparada para embargar os serviços da barragem que leva o nome de Nova Algodões, com orçamento de 105 milhões, autorizados desde o último dia 10. Também se articulam para lutar pela punição dos culpados pela tragédia.

De acordo com o presidente, em relação a nova barragem, as famílias atingidas querem conhecer o projeto de reconstração para saber se o mesmo apresenta quesitos importantes de segurança e sustentabilidade com a viabilidade de projetos de irrigação, abastecimento d´água e respeito ao meio ambiente através dos Estudos e Relatórios de Impactos Ambientais, EIA/RIMA, e, claro, garantia de manuteção dos paredões. “Queremos um projeto que possa transformar a economia da região, bem como a vida social das famílias”, disse.

Sobre a idenização dos atingidos, prevista desde 2009, o presidente da AVABA informou que o governo ignora o assunto e a expectativa de todos é que a Justiça consiga resolver o impasse. Ele comentou que a verba idenizatória chega a 40 milhões e que se não tivesse havido desvio do montande de 125 milhões enviados pelo o Governo Federal, na época da tragédia, as famílias teriam sido idenizadas.

A conta feita pela AVABA avalia que o governo gastou em torno de oito mil reais por casa construida nos municípios de Cocal e Buriti dos Lopes, após a destruição das antigas moradias, perfazendo 600 unidades, a sobra dos recursos não se sabe onde foi parar já que, de acordo com a Associação, nenhuma prestação de conta foi apresentada.

Sobre a atual condições de vida que levam as famílias prejudicadas, Corsino assegura que é de penúria, sendo a situação mais difícil para as que vivem na área onde desagua o Rio Pirangir, em Buriti dos Lopes. Ele conta que essas famílias foram completamente abondanadas, não foram contempladas com a pensão paga pelo o Governo de 60 reais por pessoa, a propósito, no universo de 1.200 famílias, somente 225 famílias tiveram o direito assegurado.

Ainda sobre os atingidos de Buriti dos Lopes, Corsino diz que as famílias estão vivendo dos programas sociais do governo e que somente após dois anos do acidente tiveram a água e a energia restabelecidas nas comunidades.

Punição aos culpados

O presidente da AVABA revelou que após a investigação realizada pela Polícia Federal, a população de Cocal e Buriti dos Lopes ficou estarrecida com o resultado do relatório que aponta o governador Wellington Dias-PT, como o único responsável pelo o rompimento da barragem

Segundo ele, o inquérito policial está sendo analisado no Supremo Tribuanal de Justiça, graças a condição do ex-governador ser hoje ser senador e ter foro privilegiado. “Esperamos que a Justiça seja feita e culpado ou os culpados punidos”, vislumbra.

A tragédia anunciada

A barragem Algodões I rompeu no dia 27 de maio de 2009, deixando um saldo de nove mortos, mais de 90 feridos e cerca de duas mil pessoas desabrigadas. As águas, cerca de 52 milhões de litros, atingiram aproximadamente 20 metros e arrastaram próximo de 600 moradias.

Também morreram milhares de animais domésticos, plantações foram varridas, árvores e pomares destruidos, assim como postes, telefones público, cercas. Sem dúvida, foi a maior tragédia registrada na região.

Tânia Martins é jornalista e ambientalista.

EcoDebate, 15/08/2012

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa