EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Garimpo ilegal é desativado pelo Ibama no sul do Amazonas

 

Garimpo. Foto de arquivo Ibama
Garimpo. Foto de arquivo Ibama

Na última quinta-feira (28/06), uma equipe do Ibama realizou uma ação de fiscalização na rodovia Transamazônica (BR-230), no distrito de Santo Antônio do Matupi, conhecido como Km 180, no município de Manicoré/AM, com o intuito de desativar um garimpo ilegal na região. Este garimpo já havia sido embargado no ano passado e voltou a funcionar clandestinamente. O lugar foi novamente fiscalizado e os atos ilegais foram interrompidos pelos agentes do Ibama.

Até o momento vinte pessoas já foram autuadas por desmatamento ilegal, exploração mineral, falta de licença ambiental e falta de cadastro técnico federal. As pessoas foram detidas em flagrante pela Polícia Militar do Batalhão Ambiental (PMBA), que participa da operação. Os instrumentos e maquinários usados na exploração já foram desmontados e retirados do local, ao todo foram apreendidos cerca de 30 motores estacionários,1 caminhão, 1 trator e uma pá carregadeira.

Essa extração ilegal de ouro acarreta na degradação do solo, no assoreamento dos cursos d’água, na poluição por metais pesados e na derrubada da floresta, bem como a sonegação de impostos e encargos trabalhistas.

Com o intuito de combater os diversos atos ilícitos e crimes ligados a questões ambientais a Operação Soberania continua em andamento no sul do estado na tentativa de combater a destruição ambiental.

William Chaves
Ascom – Ibama/AM
Foto: Ibama

EcoDebate, 03/07/2012

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Alexa