EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

Tudo por amor, artigo de Valdeci Pedro da Silva

[EcoDebate

Atualmente, existe uma preocupação de parte considerável da humanidade com o futuro próximo, concernente às possibilidades ambientais do Planeta Terra para manter a vida.

E, diante desse fato, muitas mentes maravilhosas analisam todas as variáveis envolvidas nesse processo de aniquilação das possibilidades vitais da Natureza, e concluem, invariavelmente, apresentando séries de propostas para solucionar o conjunto de problemas gerados pelo uso inadequadoe excessivoque a humanidade faz dos recursos naturais.

O conhecimento técnico-científico da humanidade, que se encontra em avançado grau de evolução, já atingiu um estágio no qual a Natureza se tornou quase totalmente manipulável, conforme as vontades dos “gênios” humanos. Essa evolução do conhecimento adquirido pela humanidade se tornou, simbolicamente, artefato para fabricação do explosivo que extinguirá todas as possibilidades de vida neste Planeta.

Se os problemas são gerados pelo uso inadequadoe excessivo, como dissemos – e acreditamos tratar-se de fato incontestável – as soluções devem ser buscadas tomando-se como referência esses dois fatores.

Se considerarmos o fator inadequado, concluiremos que a humanidade carece de sabedoria (e amor, em sentido pleno, à Natureza, ou seja, à vida) para promover uma integração entre todos os seres naturais de todas as espécies, em que não haja exploração, inclusive entre a própria espécie humana.

Se considerarmos o fator excessivo, veremos que também há carência de sabedoria (e amor à vida), posto que, quem ama não gera mais um ser humano para viver em um Planeta moribundo, sobrecarregado, no qual terá pouca ou nenhuma chance de sobrevivência e muito menos de ser feliz, motivo único de se viver.

Maceió – Al., 12 de junho de 2012.

Valdeci Pedro da Silva é Arquiteto e Urbanista.

 

EcoDebate, 15/06/2012

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Alexa