EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

‘Cadernos de Saúde Pública’ (Ensp/Fiocruz) de maio aborda eliminação do amianto no Brasil

 

Já está disponível o volume 28, número 5, da revista Cadernos de Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz). A publicação começa com um editorial sobre a eliminação do asbesto/amianto no Brasil, redigido pelo pesquisador da Escola Hermano Castro. Outros artigos da publicação tratam de temas como a contribuição dos agentes indígenas para a saúde dessa população, os estudos de determinantes socioeconômicos sobre suicídio no Rio de Janeiro, a avaliação da implantação do método Canguru por gestores, profissionais e mães de recém-nascidos, da associação entre doença periodontal e aterosclerose subclínica pelo estudo Elsa-Brasil, entre outros. Confira, ainda, a participação de pesquisadoras da Ensp nesse volume.

No editorial Brasil: rumo à eliminação do asbesto/amianto, Hermano Castro lembra que o Brasil é o terceiro maior produtor de asbesto do mundo e com um consumo de quase 1kg de asbesto por habitante ao ano e que todo esse material é encontrado em instalações e equipamentos espalhados em diferentes ambientes. O pesquisador destaca que alguns estados brasileiros já têm legislação que trata do banimento do asbesto e que existem inúmeros projetos de lei no Congresso Nacional, desde o final dos anos 1980, sobre o tema, mas que não conseguem êxito. Por fim, Castro destaca que “o Estado brasileiro, no seu processo decisório e civilizatório, tem o dever de cumprir a Constituição e proteger a saúde da população promovendo o imediato banimento do asbesto”.

O artigo Internações por condições sensíveis à atenção primária em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil, 2000 a 2009, de autoria de Amanda Zandonadi de Campos, secretária municipal de Saúde Pública de Campo Grande, e Mariza Miranda Theme-Filha (Ensp/Fiocruz), analisa a correlação entre a evolução da cobertura da Estratégia Saúde da Família (ESF) e a taxa das internações por condições sensíveis à atenção primária (ICSAP), em Campo Grande. Segundo os resultados, Campo Grande apresentou correlação inversa, seguindo a tendência do país de redução das referidas internações. Na apreciação por categorias de internação observou-se uma correlação direta com a tuberculose pulmonar, a angina pectoris e as doenças relacionadas ao pré-natal e ao parto. “Os resultados sugerem que o aumento da cobertura da ESF tem contribuído para a queda nas taxas de internação por ICSAP”, afirmam as pesquisadoras.

CSP

A revista Cadernos de Saúde Pública (CSP) está presente em todas as bases de informação bibliográfica relevantes pertinentes à área de saúde coletiva. Há dois anos passou também a ter suas citações computadas pelo Journal Citation Reports (JCR), que compõe a ISI Web of Knowledge e tem como objetivo avaliar crítica e sistematicamente as revistas indexadas, com base em informações estatísticas geradas a partir de dados de citações feitas aos artigos publicados. Confira a íntegra do volume 28, número 5, da revista Cadernos de Saúde Pública, clicando aqui.

Informe Ensp publicado pelo EcoDebate, 06/06/2012

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Alexa