EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Projeto Porto Sul, BA: Arsênio pode contaminar peixes, dizem especialistas

 

Especialistas que se debruçaram sobre o projeto do Porto Sul da Bahia apontam riscos de contaminação de peixes por arsênio – inclusive para consumo humano – e ameaças à presença de baleias-jubarte na região. Para eles, o estudo de impactos ambientais (EIA-Rima) tem um diagnóstico incompleto dos problemas e não propõe soluções adequadas. Matéria em Valor Econômico.

Depois da desistência de construir o porto em Ponta da Tulha, primeiro lugar selecionado pelo governo da Bahia, os estudos para a segunda alternativa de localização (Aritaguá) foram feitos “a toque de caixa”, avalia José Adolfo de Almeida Neto, professor do Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).

Um ofício da universidade diz que o uso de agrotóxicos para combater a praga da vassoura-de-bruxa nas lavouras de cacau gerou um acúmulo de arsênio no leito marinho da costa de Ilhéus. Considerado um metal pesado e com alto potencial de contaminação, o arsênio pode ter sido levado ao mar pelas chuvas e pelo rio Almada. Com a dragagem para aprofundar o canal de aproximação dos navios, o receio dos pesquisadores é que o metal se disperse em torno de áreas com intensa atividade pesqueira.

Isso pode ameaçar peixes e crustáceos, segundo o ofício. Em um cenário mais grave, “indivíduos [humanos] sujeitos à exposição crônica podem desenvolver várias formas de câncer”.

O biólogo Sérgio Cipolotti, coordenador de educação ambiental do Instituto Baleia Jubarte, se preocupa com o impacto do porto para a população de baleias e golfinhos. “As consequências são desastrosas, principalmente no período de reprodução”, adverte o especialista. Para ele, os estudos apresentados pelo empreendedor “deixam muito a desejar”.

Segundo o biólogo, o período de reprodução das baleias vai de julho a novembro. “As perfurações, a dragagem e a própria operação são ruídos que interferem na comunicação dos cetáceos, tanto para a alimentação quanto a reprodução”, diz. O problema é agravado, segundo ele, porque a audição é o sentido mais desenvolvido dos mamíferos marinhos. Ele vê riscos ainda de colisões com navios, com alta probabilidade de morte dos animais.

Um parecer de analistas do Ibama, divulgado em fevereiro e que ainda não tem caráter definitivo, aponta “dados contraditórios e faltantes” sobre a flora da região como exemplo dos problemas encontrados no EIA-Rima. Faltam, segundo a autarquia ambiental, propostas de mitigação para trabalhadores rurais e extrativistas das áreas diretamente afetadas pelo empreendimento. As soluções para evitar a saturação da malha viária são apontadas “sem objetividade”.

Se não houver alterações de forma espontânea, tudo indica que o Ibama pedirá estudos complementares sobre os impactos socioambientais, antes de emitir ou não a licença prévia ao porto.

Há informações para prever como a cidade reagirá à migração de trabalhadores baseadas nos censos de 1991 e de 2000, em vez de usar dados mais recentes. “Há menos pesquisa primária do que se poderia esperar”, diz a promotora Aline Salvador, do Ministério Público Estadual.

No entorno do empreendimento, pelo menos três aves (incluindo o mutum-do-nordeste) e duas espécies de mamíferos (macaco-prego e mico-leão-da-cara-dourada) estão “em perigo” ou “criticamente em perigo”, conforme os estudos ambientais.

Eracy Lafuente Pereira, coordenador de acompanhamento de políticas de infraestrutura do governo da Bahia, antecipa que foram feitas mudanças importantes no projeto para reduzir os impactos ambientais. A área total do complexo, em Aritaguá, foi reduzida de 4,8 mil para 1,8 mil hectares. O comprimento do quebra-mar encolheu de 2,4 para 1,8 km, o que diminuiu a necessidade do uso de pedras em mais de 40%. Já a dragagem prevista passou de 36 milhões para 16 milhões de metros cúbicos.

Matéria em Valor Econômico, socializada pelo ClippingMP.

EcoDebate, 16/05/2012

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Alexa

2 thoughts on “Projeto Porto Sul, BA: Arsênio pode contaminar peixes, dizem especialistas

  • SOU A FAVOR DO PORTO!!!

    Estes professores da UESC deveriam usar o conhecimento que têem ou deveriam ter para proporem condições adequadas de ocupaçoes urbanas, trabalho e renda dignos para seres humanos. Tem tanto mar na costa da Bahia no Brasil e no mundo, por que será que os golfinhos e as baleias vão escolher o local do porto para se reproduzirem, “passearem” ou se alimentarem do arsênio que se encontra na costa que será revirado????

    Tenham outros argumentos pois é ridículo serem do contra com argumentos tolos.

    A promotora Aline precisa conhecer a região de Aritaguá, pois nada existe de mata atlântica por lá. Existe uma população carente que aguarda dos responsáveis públicos da região que facilitem a geração de trabalho e renda e acabem com a corrupção maldita que existe em nosso país, sufocando os nossos trabalhadores.

    Ambientalistas façam propostas inteligentes e gerem soluções para dar destinação adequada do lixo urbano, acabar com a epidemia de dengue, eliminarem a pesca predatória, captura de aves silvestres, construções de mansões em APPs, retirar esgotos urbanos dos rios da região e por aí afora, porque tem muitas demandas que podem geram as melhores ocupações para os senhores.

    Quando apontarem os defeitos e as dificuldades inidiquem as soluções. Eu prefiro gente e depois animais e plantas!!!!!

  • fábio José da Silva

    Li uma matéria sobre a absorção do arsênio pelo ALECRIM DO CAMPO que o absorve pela raiz e não se expande para o restante da planta. Ele elimina o arsênio e evita todos estes transtornos ora elencados pela reportagem. Sugiro a implantação imediata desta planta na solução do problema.

Fechado para comentários.