EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

NotíciaPodcast

Comunidades extrativistas denunciam ameaças de morte na região sul do Amazonas

 

Entrevista com Luzia Santos Silva, representante do Fórum de Desenvolvimento Sustentável de Boca do Acre e diretora do Conselho Nacional das Populações Extrativistas, e José Everaldo Vieira Melo, presidente da Associação dos Produtores Rurais e Agroextrativista do Seringal Macapá. Ele reivindicam empenho do governo na reforma agrária e regularização das terras. Lideranças comunitárias estão sob ameaça de morte e acusam os fazendeiros da região de tentativas de agressão.

Apresentação Beth Begonha, da Radioagência Nacional / ABr.

EcoDebate, 11/05/2012

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Alexa

One thought on “Comunidades extrativistas denunciam ameaças de morte na região sul do Amazonas

  • Infelizmente, LUZIA SANTOS SILVA e JOSÉ EVERALDO VIEIRA MELO, vocês são obrigados, pelas circunstâncias, a dizerem que acreditam no atual governo brasileiro, e chegam até mesmo a fazerem comparações entre este governo e a época da ditadura militar, e a reconhecerem que atualmente não há a impunidade daquela época. Infelizmente porque, se bem olharmos, veremos que as diferenças são apenas estratégicas.

    O processo de destruição dos recursos naturais das terras brasileiras e dos povos primitivos foi implantado no início do século XVI, quando aqui chegaram os invasores europeus.

    Até o início do século XIX, esse processo foi conduzido por Estados europeus ( Portugal, Espanha e Holanda ) e, a partir de então, com a criação do Estado brasileiro ( a chamada independência do Brasil de Portugal ), é o Estado brasileiro que, em defesa dos interesses dos capitalistas – e não do povo – conduz esse processo destrutivo.

    Conclusão: o Estado brasileiro, desde sua origem, existe para defender os interesses dos capitalistas, ou seja, é um Estado capitalista, e, como todos os estados capitalistas, não pode deixar de cumprir as suas funções.

    Evidentemente, a dominação consentida é muito mais produtiva e de menos custo que aquela chamada ditatorial. Daí a importância da democracia para os Estados capitalistas. Não é sem motivo que o Supremo Tribunal Eleitoral brasileiro convoca os eleitores para votarem nas próximas eleições, chamando-os de “guerreiros” e afirmando que “brasileiro que vota, não foge à luta”. Que luta?!

    Destruir o Estado capitalista e, sobre suas cinzas, construir um Estado socialista ( nada a ver com os partidos socialistas que existem ) conduziria à solução dos problemas socioambientais atualmente vivenciados pelas espécies. Mas isso é pura utopia. O capitalismo se apodera de tudo: dos meios materiais ( toda a natureza ) e das mentes das pessoas. E, assim, torna-se imbatível. Somente perecerá junto com a destruição que promove, quando esta for total.

Fechado para comentários.