TO: Fiscalização resgata 96 trabalhadores em situação análoga a de escravo em carvoarias

 

Foram lavrados 185 autos de infração e pagos cerca de R$ 278 mil em verbas trabalhistas

Ação fiscal da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Tocantins (SRTE/TO) em carvoarias do estado resgatou 96 trabalhadores em situação análoga a de escravo. Foram lavrados 185 autos de infração. em 11 carvoarias. A operação foi iniciada no dia 9 de abril e contou com a parceria do Ministério Público do Trabalho, agentes da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Federal. Foram fiscalizadas, ao todo, 31 carvoarias.

Serão pagos cerca de R$ 278 mil em verbas trabalhistas. Além disso, serão firmados Termos de Ajuste de Conduta (TAC) pelo Ministério Público do Trabalho, prevendo indenizações por dano moral individual e coletivo.

Segundo a fiscalização, os resultados “demonstram a problemática relativa às condições de trabalho na atividade de carvoejamento”, atividade que será foco da inspeção do trabalho na SRTE-TO, no âmbito de seu Projeto Rural.

Foram coordenadores da operação os auditores fiscais Humberto Célio, Valdi Gomes e Cordeiro. As equipes foram formadas ainda pelos AFTs João Bosco, José Camilo, Leonardo Carmo, Luís Gustavo, Marcos Toledo e Ricardo Adriano.

Fonte: MTE

EcoDebate, 02/05/2012

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Alexa

Top