EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Coleção Mudanças Globais lança o volume ‘Emissões de Carbono na Mudança de Uso do Solo’

 

Emissões de Carbono na Mudança de Uso do Solo é escrito por pesquisadores renomados do Instituto Virtual Internacional de Mudanças Globais, da UFRJ, através da Editora Interciência.

A Coleção Mudanças Globais acaba de lançar seu segundo volume: Emissões de Carbono na Mudança de Uso do Solo. Dividida em oito capítulos, a obra reúne estudos no contexto do tema sob distintos enfoques, mas tem como assunto central as emissões de gases de efeito estufa derivados do carbono (dióxido de carbono e metano),ocasionados pela mudança do uso do solo. A proposta dos organizadores desse livro, os pesquisadores Alberto A. Vilella, Marco A. V. Freitas e Luiz Pinguelli Rosa, é a de contribuir para preservação dos remanescentes florestais, gerando renda das mesmas sem a sua depredação. Destinado a um público diversificado da comunidade científica, o livro também é indicado a todos da iniciativa privada e gestores públicos que atuam na área ambiental.

Dividida em quatro volumes, a Coleção Mudanças Globais já lançou duas obras: Vulnerabilidade dos Recursos Hídricos no Âmbito Regional e Urbano e Emissões de Carbono na Mudança de Uso do Solo. Essa última enfatiza conceitos de como funciona o ciclo de transferência do carbono entre seus diversos reservatórios (atmosfera, litosfera, oceanos) e como o uso do solo e da biomassa altera este mecanismo numa escala temporal muito mais rápida do que os processos naturais.

A temática central deste volume é para o setor de florestas plantadas no Brasil que é extremamente competitivo, como o eucalipto e o pinus apresentando produtividade imbatível de papel, celulose e painéis reconstituídos através desta fonte renovável. Apesar de representarem apenas 2% da cobertura florestal nacional, as florestas plantadas permitem que o Brasil atenda 100% da demanda interna, desses produtos. Da mesma forma, quase metade do carvão vegetal utilizado na indústria siderúrgica provém de florestas plantadas. Outro foco do livro é dado ao sistema de plantio direto, com técnica de uso crescente no Brasil e no mundo, na qual o solo sofre mínima movimentação, com o benefício de menor liberação de carbono para a atmosfera.

Serviços
Livro: Coleção Mudanças Globais ? vol. 2 | Emissões de Carbono na Mudança de Uso do Solo
Organizadores: Luiz Pinguelli Rosa, Marcos Freitas e Alberto Vilella
Editora: Interciência
Ano: 2012
Edição: 1ª
Número de páginas: 194
Formato: 18×25
Valor: R$ 62,00
ISBN: 9788571932845

Autores

Alberto Arruda Villela é graduado em Engenharia Elétrica pela PUC ? Rio, Mestre e Doutorando em Planejamento Energético na COPPE/UFRJ, Pesquisador do Instituto Virtual de Mudanças Globais (IVIG), ligado à COPPE/UFRJ e, atua em projetos ligados às áreas de Bioenergia (caracterização de biodiesel, pesquisas de biodiesel por rota enzimática, bioeletricidade de biomassa) e Mudanças Climáticas (avaliação de cenários de emissões de GEE e respectivos impactos regionais, interfaces de metodologias de MDL com recursos hídricos). Também é instrutor em cursos de capacitação em energia e meio ambiente do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás Natural (IBP), PUC-Rio, Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas (FBMC) e British Council.

Marcos Aurélio Vasconcelos de Freitas é graduado em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Mestre em Engenharia Nuclear e Planejamento Energético pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – COPPE/UFRJ, Especialista DEA (Diplomed’Études Approfondies) em Economia, Meio Ambiente e Sociedades – EHESS, França e Doutor em Economia do Meio Ambiente – Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales – EHESS, França. De 2004 a 2008 foi membro do Grupo de Trabalho e Assessor da Comissão de Hidrologia nos temas: World Hydrological Cycle Observation System (WHYCOS) e Intercâmbio Internacional de Dados. De 2006 a 2007 foi Assessor Técnico Especial do Projeto de GEF Amazonas – UNEP/OEA/OTCA (Gestão Integrada de Recursos Hídricos da Bacia Amazônica). De 2000 a 2004 foi Diretor da Área de Tecnologia, Informação e Capacitação da Agência Nacional de Águas – ANA, Brasília – DF. De 1998 a 2000 foi Superintendente de Estudos e Informações Hidrológicas da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, Brasília – DF. Desde 2001 é Professor Adjunto da Coordenação dos Programas de Pós-Graduação de Engenharia – COPPE da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ – Programa de Planejamento Energético – PPE. Desde 2005 é Coordenador Executivo do Instituto Virtual Internacional de Mudanças Globais ? IVIG da COPPE/UFRJ. Atualmente é Lead Author do Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC) – Special Report on Renewable Energy – e Assessor Técnico da Secretaria Executiva do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas. Desenvolve atividades de planejamento, regulação, gestão, monitoramento, ensino, pesquisa e desenvolvimento tecnológico em recursos naturais (água, biomassa e energia), meio ambiente e mudanças climáticas.

Luiz Pinguelli Rosa é Graduado em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestre em Engenharia Nuclear pela COPPE/UFRJ e Doutor em Física pela PUC-Rio. Foi Diretor da COPPE/UFRJ por três mandatos e Ex-Presidente da Eletrobrás. Foi pesquisador e professor visitante das Universidades de Standford (SLAC), daPennsylvania, de Grenoble, e de Cracóvia na Polônia, do Centre International pour l’Environnement et le Développement em Paris, do Centro Studi Energia Enzo Tasseli, do Ente Nazioanale per l´Energia Nucleare e Fonti Alternative, ambos na Itália, e da Fundação Bariloche na Argentina. Foi ainda membro do Conselho do Pugwash (1999-2001) – entidade fundada por Albert Einstein e Bertrand.

EcoDebate, 17/04/2012

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Alexa