EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Escritório Verde na UTFPR será a primeira construção ‘carbono zero’ do Estado do Paraná

 

O projeto do Escritório Verde na Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR será a primeira construção “carbono zero” do Estado do Paraná – www.escritorioverdeonline.com.br

O Escritório verde é um projeto inédito no Brasil concebido pelo Prof. Dr. Eloy F. Casagrande Jr. para implantar as ações da Agenda 21 dentro da universidade. Juntamente com a empresa EcoStudio – Soluções Sustentáveis, o projeto da sua sede sustentável foi inaugurada em dezembro de 2011, onde mais de 50 empresas participam do processo, selecionadas pelas suas tecnologias, materiais e serviços em acordo com os princípios da sustentabilidade.

Com este modelo de parceria, muda-se a relação Escola-Empresa, criando um ambiente de aprendizado e de divulgação das empresas com o credibilidade da universidade. O espaço além da pesquisa (três mestrados, dois doutorados e quatro monografias de especialização), também poderá ser utilizado pelas empresas parceiras para seminários técnicos sobre seus produtos.

O Escritório Verde também abriga uma Empresa Junior interdisciplinar, a primeira do gênero na UTFPR, onde os alunos serão treinados em gestão socioambiental e no sistema construtivo sustentável. A idéia é que se crie assim um “Selo Verde UTFPR” para produtos e tecnologias.

Seremos ainda a sede do CRIE_Curitiba – Centro Regional Integrado de Expertise de Educação para a Sustentabilidade, compondo uma rede de mais de 100 centros criados com o aval da UNU-Universidade das Nações Unidas da ONU e responsáveis por implantar programas de formação de professores na área de educação para o desenvolvimento sustentável.

Devido ao sistema construtivo wood-frame usado, a construção das paredes foram realizadas em 12 dias e erguida em 5! Uma construção rápida, limpa e com qualidade.

É também a primeira edificação autônoma solar do Paraná com cerca de 3.000 Watts instalados, sendo 2100 W conectados diretamente na red (grid tie). Com energia positiva, a edificação tb pode alimentar uma bicicleta elétrica a célula de hidrogênio e um carro elétrico!

Detalhes da obra podem ser vistos neste link:http://www.escritorioverdeonline.com.br/artigos/

Complementam o projeto

– sistema de uso e coleta da água da chuva com tratamento UV,

– telhado verde e projeto de paisagismo aumentando a permeabilidade do solo (pisos drenantes),

– instalação de painéis de energia solar termodinâmica para aquecimento da água e calefação,

– uso de equipamento para controle de umidade e resfriamento do ar,

– sistema de iluminação natural e uso de lâmpadas LED,

– janelas em madeira certificada com vidro duplo, 

– isolamento térmico acústico produzido a partir de PET e pneu reciclado, 

– uso de piso elevado, carpete, piso do deck e piso externo, também em material reciclado, 

– e mobiliários seguindo os critérios de ecodesign 


Colaboração do Prof. Dr. Eloy Casagrande Jr., Coordenador do Escritório Verde – Campus Curitiba da UTFPR, para o
EcoDebate, 10/04/2012

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Alexa