EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Cúpula dos Povos, na Rio+20, inicia primeira fase de inscrição de atividades

 

Foi aberta esta semana a primeira fase de inscrição de atividades para a Cúpula dos Povos (15 a 23 de junho). Promovida por organizações, redes e movimentos sociais de diversos países, o evento vai reunir milhares de pessoas no Aterro do Flamengo. As inscrições, nessa primeira etapa, estarão abertas até dia 20 de abril.

Inicialmente, o site da Cúpula dos Povos vai receber as propostas das programações autogestionadas de articulação; e daquelas para os Territórios do Futuro — nome da área destinada à apresentação de experiências e soluções práticas. As atividades estão previstas para o período de 15 a 22 de junho. A agenda não inclui o dia 23, que está reservado a fóruns de avaliação e plenárias de consolidação dos debates realizados.

As atividades de articulação autogestionadas incluem seminários, debates, oficinas, palestras, rodas de conversa, visitas guiadas a comunidades, entre outros projetos. Devem ser propostas, de forma conjunta, pelo maior número possível de organizações, coletivos ou movimentos, de modo a assegurar representatividade à pauta. Terão papel de instância preparatória para as cinco Plenárias de Convergência que precedem a Assembleia dos Povos, organizada em três eixos principais: causas estruturais das crises e injustiças sociais e ambientais, falsas soluções e novas formas de acumulação do capital sobre os povos e territórios; soluções reais e novos paradigmas dos povos; agendas, campanhas e mobilizações que unificam o processo de luta anticapitalista após a Rio+20.

Ainda no mês de abril, em data a ser definida, terá início a segunda fase das inscrições. Dessa vez, cobrindo, além do credenciamento de imprensa, os demais três segmentos da programação: agenda cultural (música, vídeo, cinema, teatro, dança, expressões populares e artes em geral); espaço de feira, alimentação, estandes, economia solidária; e espaços compartilhados de mídia livre. Este último abrange coletivos e associações de rádios comunitárias, ilhas de edição de vídeo e um portal interativo, que devem funcionar dentro do território da Cúpula dos Povos.

Para inscrições no site Cúpula dos Povos (www.cupuladospovos.org.br), as atividades devem seguir a seguinte agenda:

1) Atividades Autogestionadas de Articulação

15 e 16 de junho – manhã e tarde

18 e 19 de junho – manhã

21 de junho – manhã

2) Territórios do Futuro

De 15 a 22 de junho, manhã e tarde

Experiências práticas, espaços de troca de saberes e educação popular que mostrem aos participantes da Cúpula e à sociedade caminhos para a construção de um planeta com justiça social e ambiental. Podem acontecer no Aterro do Flamengo ou em outros pontos da cidade do Rio de Janeiro.

EcoDebate, 05/04/2012

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Alexa