EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

A Amazônia estratégica, artigo de Roberto Naime

 

[EcoDebate] O Amazonas é um estado brasileiro da região norte. E a Amazônia é uma região que envolve vários estados brasileiros das regiões norte e centro-oeste e que todos nós aprendemos na escola primária como sendo Amazônia Legal.

Desde pequenos aprendemos na escola que a Amazônia Legal ou o estado do Amazonas fazem parte do Brasil. No entanto, é válido discutir as várias dimensões e significados que a Amazônia Legal ou o estado do Amazonas tem tido para estrangeiros, principalmente europeus e americanos.

Todo mundo sabe que existem organizações ambientalistas muito sérias e idôneas na Europa e Estados Unidos, mas também sabemos que existem outra organizações nem tão sérias ou idôneas. O mesmo pode se dizer para as pessoas. No caso das pessoas, algumas utilizam as bandeiras ambientalistas para marketing pessoal, promocional e inclusive político.

Sempre se conta a história de que o ex-presidente americano Al Gore, pertencente a uma respeitável família de intelectuais, literatos (Gore Vidal) e políticos, mas que é uma figura controvertida que não se sabe até que ponto que exerce suas convicções de ambientalista e até que ponto usa o ambientalismo como marketing político e pessoal, escreveu uma vez num guardanapo de um restaurante de Londres: “ Lute pela Amazônia. Torre um brasileiro” (Jornal do Comércio, Porto Alegre, 2 de março de 2009, editorial).

A Amazônia além de ser constituída pela maior floresta tropical do mundo tem grandes riquezas minerais no subsolo, e além disto tem um percentual importantíssimo de todas as águas potáveis da Terra. O mesmo editorial do Jornal do Comércio cita François Miterrand, ex-presidente da França, que disse que o “Brasil tinha que aceitar uma soberania relativa sobre a Amazônia”.

Já em 1985, quando da implantação do Projeto Calha Norte, os principais motivos registrados eram as riquezas minerais e o crescente trânsito legal ou ilegal de estrangeiros na área. A mesma argumentação ainda mais ampliada, foi justificativa para implantação do SIVAM (Sistema de Vigilância da Amazônia).

Dados extra-oficiais sempre assinalam a presença de mais de 600 ONGs e outras instituições científicas, religiosas ou culturais na região. Em Roraima, estado que está incluído na Amazônia Legal em quase toda sua extensão, a demarcação de terras indígenas atinge mais de 70% do estado. A imprensa (editorial do Jornal do Comércio de 2 de março de 2009) é pródiga em citar que em muitas tribos indígenas se fala inglês ou francês em vez de português e autorização de entidades estrangeiras pode ser mais fundamental para o acesso do que licença da FUNAI.

Não se trata de xenofobia contra estrangeiros isolados ou organizados em instituições, mas é preciso não deixar que a interpretação ingênua de que só existem boas intenções ofusque a realidade de que a Amazônia Legal atravessa um processo delicado de característica desnacionalização.

A forma mais racional de enfrentar isto é adotar uma posição de plena compreensão da realidade, avaliando todos os casos com cautela, diferenciando as situações e não praticando xenofobia nacionalista generalizada, que geralmente acaba sendo uma motivação simplória e de grande apelo popular para justificar iniciativas extravagantes de interesses ocultos.

A cada dia que passa existe menos consenso no mundo científico sobre o aquecimento global. Ninguém contesta que os níveis de aceleração de CO2 são indesejáveis, mas está ficando cada vez mais distante a idéia de que a simples preservação museológica de uma grande floresta seja o apanágio para a salvação da vida na terra. As situações tem cada vez maior complexidade e expressam níveis cada vez maiores de fatores que interagem para a elaboração de cenários.

Dr. Roberto Naime, Colunista do EcoDebate, é Doutor em Geologia Ambiental. Integrante do corpo Docente do Mestrado e Doutorado em Qualidade Ambiental da Universidade Feevale.

EcoDebate, 15/03/2012

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Alexa

One thought on “A Amazônia estratégica, artigo de Roberto Naime

  • Realmente devemos ter cuidado com “intrusos” sabendo-se de antemão que não se pode confiar em “norte-americanos” porque não MERECEM CONFIANÇA. São invasores, intrusos, destruidores e usurpadores e de há muito os protagonistas de guerras e outras desgraças.
    A Amazônia possui recursos estratégicos para o futuro e precisam ser salvaguardados da cobiça internacional que está de garras afiadas para aproveitar e usurpar.

Fechado para comentários.