EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

A utilização da energia solar para aquecimento de água, artigo de Andréa Christine Oliveira Andrade, Alexandre Marques e José Renato dos Anjos

 

A UTILIZAÇÃO DA ENERGIA SOLAR PARA AQUECIMENTO DE ÁGUA.

 

 

Andréa Christine Oliveira Andrade (Andrea.christine@uol.com.br)

 

Alexandre Marques (alexxandre_sp@hotmail.com)

 

José Renato dos Anjos (renatoanjosj@yahoo.com.br)

 

 

Orientadora: Profª. Amanda Rossi Mascaro

 

Centro Universitário eEstácio Radial de São Paulo

 

 

Resumo: O objetivo deste artigo é analisar através da utilização da energia solar, a possibilidade de realizar o aquecimento da água. Sabe-se pelos conceitos empregados na física qual o tamanho do sol e a radiação que essa estrela propaga pelo espaço em direção a Terra. Os materiais utilizados na elaboração de nossa maquete, portanto, do projeto físico tiveram como cerne aproveitar materiais recicláveis viabilizando sua realização a um custo acessível. Essa proposta foi concebida como uma resposta diante da degradação ambiental e o consumismo desenfreado que vemos todos os dias em nosso planeta, especificamente aqui no Brasil.
Palavra chave: Energia Solar; Materiais Recicláveis; Degradação Ambiental.

Abstract: The aim of this Article is to analyze through the use of solar energy, the possibility of heating water. It is known by the concepts employed in which the physical size of the sun and the radiation that propagates star through space towards the Earth.The materials used in the preparation of our model, therefore, had the physical design as the core take recyclable materials allowing its implementation at an affordable cost.This proposal was conceived as a response in the face of rampant consumerism and environmental degradation that we see every day on our planet, especially here in Brazil.

Keyword: Solar Energy, Recycling, Environmental Degradation.
1.

INTRODUÇÃO

O sol é a principal fonte de energia para a vida na Terra. As civilizações antigas tinham um grande fascínio por ele a ponto de adorarem essa estrela. De acordo com a ciência o sol tem sua origem a partir do evento conhecido como BIG-BANG. Deste momento em diante todas as estrelas, astros, planetas, galáxias e etc., passaram a ocupar seu lugar no espaço. Com o advento da tecnologia, iniciada na Revolução Industrial do século XVIII, o ser humano começa a fazer uso cada vez mais freqüente dos combustíveis fósseis para obter energia térmica, elétrica, mecânica e etc. Não se preocupa mais com o planeta dando início a uma série de degradações ambientais. Foi a partir desta percepção humana da grande devastação causada pela ação antrópica pelo uso dos combustíveis fósseis, que se começou a pensar em fontes alternativas de energias renováveis. O sol propaga sua radiação pelo espaço chegando a Terra. Na maioria das cidades brasileiras a possibilidade do bom aproveitamento do sol é um fator significativo para a redução do custo, pois a utilização da energia solar para aquecimento de água irá causar um impacto positivo e direto na quantidade de Kilowatt hora utilizada por mês.
2.OBJETIVO
O objetivo principal é mostrar que através de matérias recicláveis podemos obter recursos para melhor aproveitamento da energia solar como fonte de energia térmica para o aquecimento de água.
3.METODOLOGIA
Utilizaremos materiais recicláveis e pesquisa bibliográfica, sobretudo a literatura brasileira ainda não concentra uma quantidade significativa de informações publicadas a esse respeito e que esteja a disposição do corpo discente. Por enquanto a maior parte dessas informações circula no campo da internet. Será feita a pesquisa bibliográfica não para justificar a utilização dos materiais recicláveis e sim para demonstrar, por meio dos conceitos, que esse projeto é viável.
4.RESULTADOS E DISCUSSÃO
4.1 Matriz energética brasileira
Nossa matriz energética ainda não considera a energia solar como um produto rentável e algo a ser explorado. Recentemente foi anunciada pelo governo brasileiro a descoberta do Pré-Sal. O planeta dá evidências de que uma das causas do aquecimento global gira em torno da queima de combustíveis fósseis, mas parece que o Brasil descobriu sua mina de ouro no quintal de casa. Os grandes investimentos estão concentrados no petróleo e nas hidrelétricas. É verdade que uma hidrelétrica não polui tanto quanto os combustíveis fósseis, porém a degradação ambiental de uma hidrelétrica é, sem dúvida alguma, um impacto significativo e na maioria das vezes esse impacto é irreversível ao meio ambiente pela devastação causada na fauna e flora.
4.2 História do aquecimento solar
O uso da energia solar para aquecimento pode ser rastreado de volta à Antiguidade. Arquimedes comprovadamente utilizou espelhos para direcionar os raios solares e atacar uma frota hostil, em 212 a.C., incendiando suas velas a uma distância de algumas centenas de pés. Mais de cem mil anos atrás os índios Anasazi, do sudoeste norte-americano, construíram suas casas nos lados de penhascos a fim de usar a baixa altitude do sol para o aquecimento solar passivo no inverno e as saliências dos penhascos para fornecer proteção contra os raios solares no verão. Nos séculos XVII e XVIII, cientistas concentraram os raios solares em espelhos ou lentes para derreter metais. Antoine Lavoisier (1743-1794), freqüentemente chamado e pai da química moderna, atingiu temperaturas próximas a 1700 ºC (3100 ºF) usando o sol, temperaturas essas mais altas do que as obtidas por qualquer um naquela época. Uma das fornalhas solares mais potentes em uso atualmente se encontra em Sandia, Novo México onde temperaturas de 4000 ºF são obtidas.
4.3 Termodinâmica e Transmissão de calor
O ramo da ciência que trata da relação entre calor e outras formas de energia chamam-se termodinâmica. Seus princípios, como todas as leis da natureza, são baseados em observações, e foram generalizados em leis julgadas verdadeiras para todos os processos que ocorrem na natureza, porque nenhuma exceção foi verificada. O primeiro desses princípios, a primeira lei da termodinâmica, estabelece que a energia não pode ser criada ou destruída, mas apenas modificada de uma forma para outra. Desta forma a radiação solar desempenha um importante papel em muitos processos ambientais. Todas as fontes de energia usadas pelo homem derivam do sol, e as plantas dependem da energia solar para a fotossíntese e o crescimento. Embora ela ainda não seja utilizada para fins industriais, existe um crescente interesse na utilização direta da energia solar para aquecimento de residências e dessalinização da água do mar. A quantidade de energia solar que incide, por unidade de tempo, numa superfície de área unitária colocada perpendicularmente ao Sol, nos limites externos da atmosfera terrestre, a chamada constante solar, é cerca de 1200 Kcal/h m2. A quantidade de energia solar recebida por uma superfície na Terra depende da localização, hora do dia, época do ano, condição do tempo e inclinação da superfície.
4.4 Impactos Ambientais
O ano de 1859 é considerado um marco histórico na chamada era do petróleo: foi quando o coronel Edwin L. Drake furou o primeiro poço de petróleo em Titusville, Pensilvânia (EUA). Até então a extração rudimentar, praticamente baseada na coleta do petróleo que aflorava a superfície, permitia um rendimento mínimo. Com a invenção dos motores a explosão e dos carros a gasolina, no final do século XIX, a utilização do petróleo assumiu novas proporções, passando a representar uma das maiores riquezas da sociedade moderna, originando verdadeiros impérios econômicos. O início do século XX presenciou igualmente o desenvolvimento no uso da energia elétrica. A invenção dos motores elétricos, transformando a energia elétrica em mecânica, tornou possível a construção tanto de motores potentes para as grandes indústrias emergentes, como de pequenos motores contidos nos aparelhos eletrodomésticos. A eletricidade pode ser obtida de várias maneiras: nas usinas termoelétricas, usando-se combustíveis fósseis (não-renováveis); nas usinas nucleares, que utilizam como matéria-prima minerais radioativos; e nas usinas hidroelétricas, aproveitando-se um recurso abundante e renovável na natureza – a energia das quedas-d’água e das marés.
As emissões oriundas das indústrias e dos meios de transporte – principalmente veículos automotivos – impõem altos custos à saúde e também ao trabalho humano. Se não houver mudanças drásticas na política energética mundial nos próximos quarenta anos, a poluição decorrente, por exemplo, da produção de energia elétrica a partir de combustíveis fósseis será dez vezes maior e a de veículos aumentará de cinco vezes. O efeito estufa é o aquecimento gradual do planeta, causado pela presença de dióxido de carbono e de outros gases na atmosfera, como metano, clorofluorcaboneto e dióxido de nitrogênio. Ao absorverem os raios infravermelhos, eles se aquecem e com isso auxiliam no aquecimento do planeta – se suas concentrações aumentam, aumenta também a quantidade de raios infravermelhos absorvidos e, portanto, a temperatura do planeta. A queima de combustíveis fósseis em automóveis e nas usinas está entre as principais causas do acúmulo de dióxido de carbono na atmosfera, sendo que a geração de eletricidade nas usinas termoelétricas movidas a carvão, petróleo ou gás contribui com cerca de 15%.
A legislação brasileira de proteção ambiental teve início, fundamentalmente, nas atividades da Secretaria de Meio Ambiente (SEMA), em 1973, como uma das conseqüências tiradas de sua participação na Conferência de Estocolmo-UNEP em 1972. Todavia existem leis brasileiras, que, anteriormente, já regulamentavam aspectos ambientais, tais como:
Código de Águas, de 1934,
Código Florestal, de 1934,
Código de Pesca, de 1938,
Estatuto da Terra, de 1964,
Código de Caça, de 1967.
Em 1981 foi atendida a reivindicação mais importante da política ambiental, com a decretação da uma lei federal para a política de proteção ambiental. Essa lei estabelecia também, entre outras medidas, a estruturação de competências. Uma das conseqüências foi que, em 1989, a SEMA foi reorganizada e incorporada ao Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (IBAMA). O Licenciamento no Brasil segue por três vias: Licença Prévia, Licença de Instalação e Licença de Operação. É o órgão ambiental que decide sobre a necessidade de se elaborar um EIA-RIMA (Estudo de Impacto Ambiental) ou um RAP (Relatório Ambiental Preliminar).
5. CONCLUSÃO
Mesmo que a matriz energética brasileira ainda não considere a energia solar como um aspecto significativo para um investimento tanto na geração de eletricidade quanto na sua aplicação para o aquecimento da água, constatou-se que os povos antigos faziam uso da radiação para atender suas necessidades sejam ela quais fossem.
De acordo com a inclinação da Terra, hora do dia e época do ano a possibilidade de aproveitamento da radiação solar poderá ser bem aproveitada pelo homem com uma eficiência plausível na utilização de aquecimento de água. A grande questão que tem promovido os encontros nas conferências mundiais sobre o meio ambiente está justamente nos impactos ligados à ação antrópica e a queima dos combustíveis fósseis. Nosso projeto é mais uma alternativa para mostrar que existem possibilidades de se minimizar os impactos ambientais existentes utilizando a energia solar para aquecer a água ao invés de combustíveis fósseis ou da hidroeletricidade. Com capacidade para 100 litros d’água e a um custo de R$160,00 em um dia normal onde a meteorologia divulgava através dos meios de comunicação uma variação entre 19 ºC e 25ºC a temperatura inicial de nosso reservatório estava em 22 ºC. Verificou-se que durante o dia, que inicia por volta das 06h00 da manhã, após um período mínimo de exposição à radiação solar de 360 minutos a saída de água apresentava uma temperatura de 28 ºC. Ao final do dia fizemos uma nova medição e a temperatura final apresentava 38,5 ºC após 12 horas de exposição à radiação solar. Vale ressaltar que esse dia esteve nublado e mesmo assim apresentou uma temperatura significativa. Essa é uma forma prática, rápida, ambientalmente sustentável e de baixo custo para aquecimento da água. O impacto desse projeto será sentido na conta de luz (energia elétrica medida em kWh) e na preservação do meio ambiente. Dentre as vantagens do projeto podemos destacar que ele não polui durante seu uso; a energia utilizada é renovável e existe em abundância; baixa manutenção e fácil instalação; é aplicável em lugares de difícil acesso; não gera resíduo; baixo custo e reduz o consumo de energia elétrica. Já as desvantagens seriam pela variação na quantidade de energia solar captada pelo coletor em função das condições climáticas e por não aquecer a água no período noturno.
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

  1. KREITH, Frank. Princípios de transmissão de calor; tradução da 3. Ed. Americana [por] Eitaro Yamane, Otávio Ed Mattos Silvares [e] Virgílio Rodrigues Lopes de Oliveira. São Paulo, Edgard Blucher, 1997.
  2. HINRICHS, Roger A; Energia e meio ambiente / Roger A. Hinrichs, Merlin Kleinbach, Lineu Bélico dos Reis; tradução técnica Lineu Bélico dos reis, Flavio Maron Vichi, Leonardo Freire de Mello. São Paulo: Cengage Learning, 2010.
  3. SCARLATO, Francisco C.; PONTIN, Joel A. Energia para o século XXI. São Paulo: Editora Ática, 1998.
  4. PLANTENBERG, Clarita Muller; AB’SABER, Aziz Nacib. Previsão de Impactos: O Estudo de Impacto Ambiental no Leste, Oeste e Sul. Experiências no Brasil, na Rússia e na Alemanha / Aziz Nacib Ab’Saber, Clarita Muller-Plantenberg (orgs.) – 2. Ed. 1. reimp. – São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2002.
  5. introdução à engenharia ambiental – 2ª. ed. Vários autores. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.
  6. TRIGUEIRO, Andre. Mundo Sustentável. 2ª. ed. 3 reimpressão. São Paulo: Editora Globo, 2005.

 

 

 

EcoDebate, 01/03/2012

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Alexa

3 thoughts on “A utilização da energia solar para aquecimento de água, artigo de Andréa Christine Oliveira Andrade, Alexandre Marques e José Renato dos Anjos

  • Não entendo o objetivo, “…a possibilidade de realizar o aquecimento da água” quando existem MUITAS empresas mundialmente que vendem placas de aquecimento solar – até uma empresa brasileira chamada Soletrol que cria/vende este material. No meu pais/estado (EUA/Wisconsin) é COMUM usar placas para aquecer a água e lá é um clima “temperado”, ou, quer dizer, faz MUITO frio e as placas ainda funcionam bem. Não entendo porque o Brasil não tem grande programa de aquecimento de água e geração de energia pelo sol em vez de investir em barragens hidroeletricas que tanto causam problemas para futuras gerações.

  • Alexandre Marques

    Também não consigo entender, mais e mais fácil gastar dinheiro com grandes empreendimentos, do que investir em algo que não possa degradar ainda mais o meio ambiente.

  • Andréa Christine

    Felizmente o Sr. Matthew mora em um País onde a cultura é bem mais evoluída do a que a do Brasil, que infelizmente utiliza muito mal os recursos naturais que dispõe, nosso políticos apenas pensam em si próprios e muito deles nem se quer sabe o que significa preservação.

Fechado para comentários.