EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Para brasileiros, desemprego e falta de acesso à educação são principais causas da pobreza

 

SIPS revela percepção do brasileiro sobre a pobreza – Para a maior parte da população brasileira, desemprego e falta de acesso à educação são as principais causas da pobreza. Essa constatação está no Sistema de Indicadores de Percepção Social (SIPS): Assistência Social – percepção sobre a pobreza: causas e soluções, divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

O SIPS ouviu 3.796 pessoas em todo o país, entre os dias 08 e 29 de agosto deste ano, sobre causas da pobreza e possíveis soluções. As opiniões colhidas mostraram ainda se os brasileiros percebem ou não uma redução nos níveis de pobreza nos últimos anos e como eles classificam a importância deste problema em relação a outros como violência, desemprego, educação, saúde, etc.

O desemprego foi apontado por 29,4% dos entrevistados como o fator que mais influencia os níveis de pobreza, seguido pelo item educação sem qualidade/acesso ao ensino, com 18,4%. Outras causas muito citadas foram corrupção (16,8%) e má distribuição de renda (12%).

“As razões apontadas pela população indicam que existe a percepção de que o problema da pobreza é estrutural e não uma questão individual, apenas 2,8% dos entrevistados mostraram acreditar que as pessoas são pobres por preguiça ou comodismo”, analisou Jorge Abrahão de Castro, diretor de Estudos e Políticas Sociais do Ipea.

Violência e saúde
O SIPS revelou ainda que fome e pobreza não são consideradas os principais problemas do país. Os entrevistados pela pesquisa indicaram violência/insegurança e saúde como preocupações que mais os afligem (23% e 22,3%, respectivamente). Apenas 6% apontaram pobreza/fome.

Essa percepção, no entanto, variou de acordo com a renda. Entre os mais pobres, saúde e violência continuaram com os mais importantes, e a pobreza teve 7,5% das indicações. Nas faixas mais ricas, a corrupção foi mais citada, e a pobreza teve referências residuais.

O diretor do Ipea acredita que a redução dos níveis de pobreza nos últimos anos contribui para a menor percepção dela como problema nacional. “Essa questão perdeu importância relativa em função do aumento do poder aquisitivo do assalariado e dos programas sociais, tivemos um crescimento recente que gerou muitos empregos e reduziu a desigualdade”.

De acordo com a pesquisa, 41,4% dos brasileiros acreditam que a pobreza teve uma redução nos últimos anos, enquanto 29,7% creem que houve aumento. Para os entrevistados, pode ser considerada pobre uma família com renda familiar per capita inferior a R$ 523,00, valor próximo ao salário mínimo atual (R$545,00).

Acesse a íntegra do SIPS Assistência Social

Fonte: Ipea

EcoDebate, 06/02/2012

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Alexa

2 thoughts on “Para brasileiros, desemprego e falta de acesso à educação são principais causas da pobreza

  • Leila Maria Rinaldi Vieira

    O grande problema do nosso país, que gera tanta miséria, desemprego e tristezas, está centrado principalmente nos nossos governos. Eles se colocam como protetores e fazem, principalmente das pequenas cidades, “cabides” de empregos, atrapalhando o desenvolvimento e empregando pessoas sem um mínimo de preocupação com as comunidades. Prefeituras não existem para ser empresas com empregados que chegam nas eleições como “cabos eleitorais”!
    As cidades que desenvolvem este sistema, não se preocupam em administrar, buscando o melhor para o futuro das gerações que se formam. Indústrias, comércios e ajuda para que os jovens desenvolvam criatividade e trabalho satisfeito, não estão fazendo parte das atitudes governamentais como seria obrigação de todos. Daí, as tragédias que continuam fazendo parte da vida do brasileiro.

  • É próprio do capitalismo explolrar o máximo possível. Ou seja: havendo condição de proporcionar aos trabalhadores um padrão de vida x, nem um centavo a mais será ofertado.
    E o exército de reserva? Isto é, a grande quantidade de pessoas mantida fora do mercado de trabalho.
    Aí estão as causas da pobreza, neste país e alhures. Como percebem, elas estão relacionadas com a superpopulação.

Fechado para comentários.