EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Vistoria anual do Detran/RJ vai reprovar carros de passeio poluidores a partir do ano 2012

 

Cerca de 40 mil – equivalente a 10% da frota de 400 mil veículos desregulados- só receberão o documento de licenciamento após regularem seus motores

A partir do ano que vem, carros particulares de até cinco lugares que emitirem poluentes acima do permitido serão reprovados na vistoria anual do Detran. A nova medida foi anunciada hoje (26/12) pelo secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, pelo presidente do Detran, Fernando Avelino, e pela presidente do Inea (Instituto Estadual do Ambiente), Marilene Ramos, em coletiva à imprensa, na Secretaria de Estado do Ambiente. Segundo avaliações iniciais, cerca de 40 mil – equivalente a 10% da frota fluminense de 400 mil veículos desregulados – só receberão o documento de licenciamento após a regulação de seus motores.

Minc explicou que, atualmente, o teste para detectar veículos poluidores já é feito em carros de passeio, mas apenas caminhões e ônibus são reprovados. “A partir de 2012, os carros com até cinco lugares também serão reprovados na vistoria. Os motoristas terão prazo de 30 dias para regularem seus motores. Se não o fizerem, não receberão o certificado de licenciamento. Queremos retirar esses verdadeiros dragões poluidores das ruas”, afirmou.

O secretário do Ambiente lembrou que as chamadas fontes móveis, que incluem desde veículos até barcos e locomotivas, respondem por cerca de 70% das emissões de poluentes atmosféricos, de acordo com dados do Inventário de Emissões Veiculares do Rio de Janeiro. Segundo ele, com a medida anunciada hoje, cerca de um milhão de quilos de poluentes/ano serão retirados da atmosfera do Estado do Rio de Janeiro. O secretário acrescentou ainda que estuda a possibilidade de motoristas, cujos veículos emitirem menos poluentes e menos gases-estufa, contribuindo para a saúde e o clima do planeta, poderão ser beneficiados com a redução do valor do seu IPVA.

“Estamos estudando essa possibilidade. A expectativa é de que essa medida passe a valer para o pagamento do IPVA de 2013. Com a nova medida, vamos resolver três problemas: regulando o carro e ajustando o motor, você contribui para diminuir as emissões de gases-estufa e melhora a qualidade de vidas das pessoas. Com menos poluentes atmosféricos, teremos melhorias na saúde da população e também mais economia no bolso, pois já está comprovado que carro com motor desregulado consome cerca de 40% a mais de combustível”, explicou Minc.

O presidente do Detran, Fernando Avelino, destacou que ficarão de fora da vistoria de 2012 veículos particulares adquiridos em 2011. “São cerca de 300 mil carros novos, de 2011, que passarão por vistoria somente em 2013. A nossa meta é aumentar, gradativamente, o percentual de veículos que emitirem poluição acima do permitido e que serão retirados das ruas. Em 2012, o Conema vai emitir nova resolução com novos procedimentos para inspeção veicular para 2013, e assim sucessivamente. A nossa expectativa é chegar, em 2016, próximo ao patamar de cortes de poluentes determinado pelo Governo Federal”, explicou.

A presidente do Inea, Marilene Ramos, citou como exemplo que alguns veículos ano 2003/2005 estão entre os 40 mil que terão de regular o seu motor para receber o certificado de licenciamento do Detran.

“Por exemplo, carros entre 2003 e 2005, movidos à gasolina, com até 200 partes por milhão (p.p.m) de hidrocarbonetos presentes no combustível, será aprovado. Se a medição mostrar que o carro está entre 200 p.p.m e 3000 p.p.m, o motorista receberá o certificado com a expressão inapto, e se apresentar medição acima de 3000 p.p.m de hidrocarbonetos, o veículo não receberá o documento. Aí, o condutor deverá regular o seu motor, para aí, sim, poder receber o licenciamento”, destacou.

Com 5 milhões de veículos automotores licenciados em 2010, o Estado do Rio de Janeiro vem registrando uma elevação de 225 mil veículos por ano em sua frota nos últimos dez anos. São cerca de 1,8 bilhão de toneladas de monóxido de carbono emitidas para a atmosfera todos os anos.

Fonte: Secretaria de Estado do Ambiente – SEA

EcoDebate, 27/12/2011

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Alexa

One thought on “Vistoria anual do Detran/RJ vai reprovar carros de passeio poluidores a partir do ano 2012

  • mais uma pra ferrar com os motoristas que ja pagam um absurdo de IPVA, porque eles não fazem uma lei contra e emissão de buracos pelos asfaltos da cidade. daqui a pouco até bicicleta vai ter que ter licença ambiental.
    Campanha fora Minc eu apoio.

Fechado para comentários.