ES: Projeto prevê a instalação de placas solares em 4 mil casas para aquecimento de água

 

ES terá o seu primeiro ‘bairro solar’ – Até abril, as primeiras 2 mil casas serão entregues, na Serra – Chuveiro é responsável por 10% do consumo nacional de energia elétrica.

O Espírito Santo terá o seu primeiro bairro solar, que ficará no município da Serra, na Grande Vitória. De acordo com o vice-governador, Givaldo Vieira, ao todo serão quatro mil casas no bairro Serra Dourada I, II e III e 240 apartamentos em um conjunto habitacional com 15 prédios, no bairro Itanguá, em Cariacica, que utilizarão a energia solar de forma inteligente. A previsão é que, até abril de 2012, as primeiras duas mil casas sejam entregues neste sistema de energia renovável. Reportagem do portal G1 ES.

Segundo a Secretaria de Desenvolvimento do estado, a instalação de painéis solares para aquecimento de água já começaram e permitiram substituir os chuveiros elétricos existentes na casa. De acordo com a EDP Escelsa, o investimento em ações que incentivam o uso racional e seguro da energia elétrica será de cerca de R$ 25,3 milhões. Desse total, 15% serão destinado ao desenvolvimento do condomínio e do bairro solar.

Luiz Fernando Schettino, diretor geral da agência de serviços públicos de energia do Espírito Santo, explica que o chuveiro é responsável por 10% do consumo nacional de energia elétrica. “Além da economia que esses painéis vão proporcionar, principalmente nos horários de pico, essa energia poderá ser utilizada em outras coisas”, enfatiza Schettino. O diretor ainda afirma que o aquecimento da água é a forma mais eficiente de usar a energia solar.

Segundo Schettino, o governo tem pretensão de levar o programa para o interior do estado e fazer projetos pilotos em bairros carentes da Grande Vitória. Para a instalações dos painéis na Serra e em Cariacica, foram feitos estudos e cadastros levando em consideração a renda familiar e a capacidade da casa em suportar o material.

EcoDebate, 21/12/2011

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Alexa

Top