EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

A Copa é nossa? artigo de Paulo Sanda

 

[EcoDebate] Discute-se agora a bendita (ou será maldita) lei da Copa.

Enquanto nossos “ilustres” líderes políticos e cambada a quatro, definem a venda de bebidas nos estádios durante a copa do mundo, que acontecerá em nossa soberana nação…

Aliás, queria sabe que raio de soberania é esta?

O governo se nega a dar satisfações a CIDH (Comissão Interamericana de Direitos Humanos) sobre o flagrante desrespeito aos direitos humanos no caso da AHE Belo Monte, afirmando que o Brasil é soberano. Mas para a copa do mundo, abre as pernas para a FIFA! Volto a perguntar que raio de soberania é esta? Parece que não há coerência nesta afirmação de soberania.

Mas por estes dias, comecei a entender um pouco, o tipo de soberania propalada pelo “governo” brasileiro. Aliás, estou pensando em fazer um curso de mandarim, pois do jeito que as coisas vão, com certeza, a China é aqui.

Para se construir as estruturas que serão usadas nos biliardários eventos, copa do mundo e olimpíadas, estão acontecendo aqui, os mesmos desmandos que aconteceram na China. Despejos ilegais e desrespeito aos direitos humanos. O que me leva a crer, que soberano não é o país, ou a nação, mas soberanos são nossos mandatários. Sim soberanos no sentido monárquico e medieval da coisa. Afinal eles mandam e fazem como querem. O que vale é a boa vida da nossa aristocracia da política e do capital.

Afinal de contas, o que é acabar com povos indígenas, ribeirinhos, quilombolas, caiçaras, pequenos produtores rurais, acabar com o pouco que nos resta de natureza, etc. Frente a toda grana que eles irão ganhar imediatamente?

Tudo em um imediatismo míope, que deseja matar a galinha dos ovos de ouro. Afinal de contas, os ovos além de ouro, são de outro. O outro a que me refiro, é a nação brasileira, nós agora, nossos filhos e seu futuro. E vai além, estamos falando no futuro da humanidade, um futuro sem água, se ar, e sem comida.

Comida? Me lembra da reforma do código florestal.

Abrimos de vez as fronteiras para acabar com nossas reservas florestais, em nome de uma agroindústria faminta, mas com fome é de dinheiro. Uma indústria que tira a comida do pobre, para dar veneno ao rico. Comida que é bom, nada.

Nada? Ops voltamos aos nossos governantes. Cuja autoridade, só vem da força, igualzinho aos reis e rainhas, dos áureos tempo medievais. Pois na verdade, não representam mais nada.

Sim, tenho certeza que deve haver uma meia dúzia de pessoas, que realmente merecem nosso respeito na política. Mas estas instituições estão tão desgastadas, que fica difícil levar qualquer um a sério.

Sério, para a queda da Bastilha não havia ainda o Facebook, nem o Twitter.

Cara elite brasileira, os gritos estão pelo mundo todo, vão acordar lutar pela vida, ou continuar a decretar a morte para continuarem a ganhar seus trocados?

Paulo Sanda é Teólogo, chefe escoteiro, palestrante, idealista, associado da ONG RUAH e tem sido ativo participante das manifestações Belo Monte NÃO, em São Paulo.

EcoDebate, 20/12/2011

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Alexa

2 thoughts on “A Copa é nossa? artigo de Paulo Sanda

  • Paulo Luiz Mendonça.

    A copa do mundo no Brasil.
    Parabéns a todos os torcedores de futebol do Brasil. Agora sim, tudo estará as mil maravilhas, os problemas! Para que pensar neles, tudo estará bem, a copa nos tirará dos sofrimentos do dia a dia, se não tirar as agruras das nossas vidas pelo menos fantasiará um pouco nossas esperanças.
    Sabem por que é possível fazer a copa no nosso país? Porque dinheiro para construir estádios sempre se arranja, dizem os entendidos que a copa gera muito lucro para todos, inclusive para o insaciável governo, até ai tudo bem temos que aceitar sem questionar, o povão não questiona só obedece, esta é a lei dos países de terceiro mundo, nós nem sabemos o que é cidadania.
    Sabem por que não há dinheiro para construir hospitais, escolas e muitos outros benefícios público? Porque isso não gera lucro, somente gera custos e o governo não gosta de aplicar dinheiro onde não dão dividendos, pois sendo um governo capitalista não há tempo de pensar no sofrimento do povo e como se sabe tempo é dinheiro, eles não irão perder tempo com pobre precisando de atendimento médico adequado, ou os mesmos precisando de uma melhor educação e melhor segurança.
    Outra coisa, se pobre está feliz da copa ser aqui, não se entusiasmem, nenhum pobre irá aos estádios ver jogos os preços dos ingressos serão proibitivos, pobre é só na telinha da rede globo. Espero que outros canais também transmitam porque exclusividade não é próprio de um pais democrático.
    Nada de participar de ola nos estádios se quiserem fazer ola façam em casa com os amigos ou com a família. É o máximo que podemos ter. Sabem quem está imensamente feliz de ter a copa aqui no Brasil? Não sabem! Os felizardos são as empreiteiras de obras, os políticos corruptos, a famigerada Globo e os comerciantes os quais irão deitar e rolar sugando o bolso dos estrangeiros que aqui virão assistir a copa. Pobre se entusiasmar com este evento está mostrando que alem de pobre financeiramente é também pobre de espírito.

    Paulo Luiz Mendonça.
    Os Estadios.
    É com muito pesar que vi os projetos dos estádios a serem construídos ou reformados. Tudo isso seria muito interessante se nosso pais não tivesse mergulhado em uma profunda miséria. Se alguém discordar é só fazer uma visitinha nos hospitais publico, nos presídios, nas escolas e ver as precariedades destas instituições. É muito bonito mostrar para o mundo belos estádios e esconder as misérias embaixo do tapete, não se esqueçam o tapete tem que ser muito grande porque os problemas são enormes e não é qualquer tapetinho de meia tigela que irá esconder tudo, estou certo ou não estou, alguém discorda, se tiver duvidas leia meu texto anterior sobre a copa.

    Paulo Luiz Mendonça.

    Nota. Aceitar as imposições da FIFA é o mesmo que voltar a ser colônia, antes de Portugal agora desta corrupta entidade durante a copa, onde esta nossa soberania ou será que os governantes não conhecem esta palavra, se não conhecerem é só consultar o dicionário.

    Paulo Luiz Mendonça, cansado de tantos desmandos.

  • Parabens Paulo Luiz Mendonça por tão opurtunos e claros comentários.
    A lógica capitalista é assim mesmo. Muitas vezes nos deixa atônitos. Ignorar a miséria e exaltar o poderio econômico corresponde ao seu modo de atuar.

Fechado para comentários.