EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Ações eficientes podem evitar 2 milhões de mortes por poluição, diz ONU

 

Medidas podem evitar pelo menos 2 milhões de mortes por poluição do ar – Relatório apresenta ações rentáveis para redução de gases prejudiciais para o câmbio climático, de aplicação acessível a todos e satisfatória para a saúde. Por Susete Sampaio, da Rádio ONU em Lyon.

Cozinhas mais eficientes, recuperação de fugas de gás e filtros de partículas dos motores diesel são objetivos de um novo relatório lançado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Pnuma, e uma equipa de especialistas internacionais do Instituto do Meio Ambiente de Estocolmo.

O relatório, divulgado esta sexta-feira, inclui um pacote de 16 medidas rentáveis para reduzir os níveis de carbono negro, metano e ozono troposférico, conhecidos como agentes climáticos de curta duração.

Rentabilidade e saúde

O estudo mostra que pode reduzir-se, quase em metade, esses gases e permitir que os países poupem dinheiro ou tenham a energia a um preço mais acessível. Assim como outros benefícios económicos, sociais e ambientais.

As investigações apontam que uma ação rápida pode ajudar a conseguir uma redução da temperatura a curto prazo de 0,5ºC , melhorando assim a segurança alimentar e evitando mais de 2 milhões de mortes por ano, derivadas da contaminação atmosférica.

Medidas

Financiado pelo Governo sueco, o relatório é o resultado de cerca de 10 anos de investigação científica, com a colaboração de países desenvolvidos e em desenvolvimento e as avaliações recentes da Organização Mundial de Meteorologia, OMM.

Medidas como a redução da emissão de carbono com a substituição dos fornos tradicionais por outros de maior rendimento; a recuperação de gases que se emitem durante a produção de petróleo; a redução de emissões das minas de carbono e dos processos de produção e transporte de petróleo; a modernização das instalações de tratamento de águas residuais para reduzir as emissões de metano e melhorar a água, reduzindo também o ozono troposférico.

Estas ações vêm acumular-se com as de tratados internacionais como a Convenção Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança Climática, que já refere o metano e o ozono troposférico.

Segundo o relatório, é importante existir uma colaboração dos organismos internacionais para cumprir estes objetivos a curto prazo. \

E isso para ajudar a reduzir a duplicação da temperatura, evitar o uso inadequado dos recursos e controlar com mais eficácia os agentes climáticos de curta duração em todo o mundo.

EcoDebate, 29/11/2011

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Alexa